Projeto de Localização l10n_br

Olá Pessoal,

  Conversando com o Luiz França ele comentou que existem um grupo de pessoas
da comunidade que estão trabalhando em um novo projeto que é criar um novo
sistema ERP utilizando o OpenObject como base para o desenvolvimento desta
nova aplicação e pelo visto os trabalhos na localização do OpenERP não esta
sendo o foco do desenvolvimento. Eu particularmente acho que é bem mais
fácil customizar o OpenERP do que criar tudo do zero, mas respeito a posição
do pessoal que esta trabalhando neste projeto. Eu já algum tempo estava
trabalhando em um modulo de localização e tradução do sistemas tomei algumas
iniciativas para tornar o projeto de localização mais ativo:

 *1 – Projeto no Launchpad* https://launchpad.net/openerp-brasil

 Eu criei um projeto no lp e coloquei tudo que havia feito até agora para
que a comunidade possa ver e contribuir, o foco principal do projeto é a
parte fiscal e financeira, segue alguns tópicos em que estão sendo
trabalhado neste projeto:

 Fiscais

   -

      CFOP – Cadastro Fiscal de Operações e Prestações
      -

      NCM – Nomeclatura Comum do Mercosul
      -

      Tipos de Documentos Fiscais
      -

      Cadastro de Municipios Com o código do IBGE
      -

      Origem de Mercadoria
      -

      Situação Tributária do ICMS
      -

      Situação Tributária do IPI

   -

      Parametrização Fiscal por Empresas

 Documentos Fiscais

   -

      Notas Fiscais de Entrada
      -

      Notas Fiscais de Saída

 Escrituração Fiscal

   -

      Livro de Entrada
      -

      Livro de Saída
      -

      Apuração de ICMS
      -

      Apuração de IPI
      -

      Livro de Produção e Estoque

 Adaptação de Outros Módulos

   -

      Adição do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal e Tipo de
      Pessoa ( Fisica/Juridica) em Parceiros
      -

      Adição do CEP, Municipio nos Contatos do Parceiro

   -

      Revisão das traduções do módulos estáveis
      -

      Cadastro de CEPs

 Financeiro

   -

      Contas a Receber (Faturas de Clientes)
      -

         Geração dos arquivos remessa CNAB (No momento apenas os layouts dos
         bancos Itau e Bradesco por serem os maiores bancos e a
maioria das empresas
         trabalharem com um destes bancos)
         -

         Recepção de baixa automática do arquivo retorno CNAB

   -

      Contas a Pagar (Faturas do Fornecedor)
      -

         Geração do arquivo CNAB para pagamento (layouts do Itau e Bradesco,
         pelos mesmos motivos do de Contas a Receber)
         -

         Recepção e baixa automática do arquivo retorno CNAB

 Inicialmente este são os assuntos que estão sendo abordados como prioridade
para o funcionamento do OpenERP no Brasil, Fiquem a vontade para opinar
sobre estes assuntos...

 *2 - Grupo de Discussão* http://groups.google.com.br/group/openerp-brasil

 Peço a todos interessados que se inscrevam no grupo para discutirmos os
rumos do projeto.

 *3 - Site da Comunidade OpenERP Brasil* www.openerpbrasil.org

 Eu registrei este domínio com a idéia de fazermos um site para divulgação
do projeto em português, documentações e todas informações do projeto para
dar uma visibilidade maior do que estamos fazendo.

 *4 – Criação da Logo do Projeto*

 Criei uma logo para dar cara ao projeto, o Logo pode ser visualizado na
pagina inicial do projeto no launchpad.

 Em Breve,

 Vou começar a elaborar alguns slides para apresentar sugestões de
organizações do projeto como modelo de aprovações, elaboração dos escopos da
l10n_br definição de cronogramas, traduções e revisões de traduções e grupo
de trabalhos.

 Ao pessoal da comunidade a intenção de estar fazendo tudo que esta listado
ai em cima é de darmos mais vida ao projeto e fazer com que todos tenha a
oportunidade de conhecer e contribuir mais com o projeto. Eu sei que muitos
membros da comunidade tem atividades profissionais (assim como eu) e nem
sempre tem o tempo que deseja ter para se dedicar ao OpenERP, mas neste
tempo que estou na comunidade tive a oportunidade de conhecer pessoas muito
competentes ( em especial o Raphaël Valyi que é um cara que tem uma grande
experiencia profissional com o OpenERP e outras tecnologias que se
relacionada com o OpenERP também. Estamos trabalhando juntos na localização)
e isso traz uma grande ajuda para o sucesso do openERP e gostaria de contar
com todos da comunidade em sugestões para o projeto, pois temos que começar
a dar cara ao projeto.

 Agradeço desde já também ao Rodaldo e Jonas por de disporem a contribuir
com o site (gostaria de cohecer melhor vocês para trabalharmos nisto juntos,
podem me adicionar no gtalk)

 Renato Lima

Follow ups