Re: Campos de tela

2009/8/19 Gabriel C. Stabel <gstabel@xxxxxxxxx>

> Acho que entendi.
> Verifica* o tipo "fields.related". Eu nunca usei, mas já testei. Se não me
> engano faz exatamente isso.

fields.related apenas sabe usar de outras chaves many2one (possivelmente em
cascata) ligada a classe corrente. Pode ser bem util, e facil de usar, mas
so funciona neste caso.
Senao, uma forma generica e de usar de fields.function
usa grep para ver os varios exemplos de uso nos modulos.

Agora, o OpenERP tem objetivo de sempre abrir n records num tempo O(1)
(constante, ou do tipo ate log(n) ). Isso para optimisar a carga global no
servidor.
Isso vira muito importante quando usa o cliente GTK (o mais ergonomico por
enquanto) que sempre busca n records, mesmo quando aficha apenas um (assim
pula mais rapidamenente pare os records seguintes). O client web procede de
um jeito mais conventional, um por um.

Se vc usar de fields.function sem pensar bem, vc vai quebrar esse tempo O(1)
para um tempo provavelmente mais parecido de O(n) ou ate O(n^2) ou ate pior
ainda, porque vai rolar funçao Python para cada record em vez de um unico
select so. Se vc tiver prejuizo por isso, da para usar de um fields.function
junto com um store=True ou store=hash de funçoes invalidadoras. Isso e muito
eficente, porque permite de de ter tempo de leitura O(1), usando de cache
SQL, com funçao inteligente Python, se nunca ler um cache utrapassado,
usando dos triggers adequados.

se usar de fields.function, tb deve saber que pode prencher o argumento
fnct_inv que vai permitir de fazer tratamento Python custom na hora que o
widget for prenchido manualmente (ja que nao vai ter coluna, vc decide que
vai fazer do valor que entra).

Espero que isso ajuda. Fica ligado pessoal porque nos vamos dar uma ajudinha
geral na communidade logo para que podemos agilizar a adoçao do OpenERP no
Brasil. Assim que eu tinha anunciado nesta lista ums 5 messes atras, acabei
de abrir uma consultoria dedicada, atuando no eixo Rio-Sao Paulo:
http://www.akretion.com (mas lotada com clientes frances ate final de
Agosto).  Vou re-virar parceiro oficial daqui amanha (depois de 2 anos de
integraçao na França na empresa Smile.fr), e, junto com o Renato Lima nos
estamos agilsando a localisaçao de forma bem communitaria. Vamos botar um
portal communitario no ar para trabalhar melhor junto. Daqui algumas
minutos, vamos soltar aqui nesta lista (e Google group dedicado), um guia
para os tradutores, apenas para começar o processo.
Bom patientia que o OpenERP ja vai dar um sustinho no mercado brasileiro do
ERP. para empresas medias.

Raphaël Valyi
Akretion.com