separaçao de l10n_br e l10n_br_data

Ola pessoal,
bom, acho super bom esta lista começa ficar animada com gente que começa a
tentar organisar as pessoas que ainda nao se dam bem com launchpad ou
Python. E claro que precisa desta pedagogia, concordo para dizer que
Launchpad e longe de ser acolhedor, mas bom, de outra forma e bem completo e
funcional.
Espero que tem gente que vai tomar conta de formalisar um pouco todas essas
ideas que nos dicutamos para depois expor elas claramente no portal.

Bom, agora, sobre o assunto do modulo de localizaçao l10n_br:

ums dez dias atras, voltei a conferir umas coisas com Fabien Pinckaers da
Tiny, o cerebro do OpenERP:

todas localizaçoes precisam, quando for maduras, de coisas tipo:
- todas cidades do pais
- todos codigoz CEP validos
- a corespondencias de todos CEP para nomes de ruas (vc digite o CEP ai vem
o nome da rua prenchido)

Parece que os ERP proprietaros do Brasil tem aqueles pontos, entao, tera um
momento que nos queremos que fica equivalente.
So que, especialemente quando entra todos CEP de nomes du rua, isso pesa
varia centenas de MB no modulo!!!!!

Lembro: o OpenERP e um projeto mundial: nao se pode imaginar que cada pais
vai lotar os addons oficias (depois que a localisçao volta a ser distribuida
dentro) de centeas de MB!
Especialement quem nao arguentaria seria o Launchpad e os densenvolvidores.

Por isso a preciso distribuir essas coisa de forma separada, e que nos
avaliamos com o Fabien.
Foi decidio que cada localizaçao tera eventualemente um novo modulo chamado:
l10n_xx_data, sera l10n_br_data no caso do brasil onde irao todas essas
coisas.

Agora, e claro que isso a nosso ultima prioridade de localizaçao. Bem mais
important lidar com NF, planilha de contas e taixas antes disso, o que nao
esta terminado.

So que acontece que isso foi começado (nao sei se foi Renato Lima ou antes),
mais enfim tem pedaços la no:
https://code.launchpad.net/~openerp-brasil/openerpbrasil.org/trunk
So para falar, apesar de muito mais maturidade, nehnuma localizaçao ja fez
isso, mesmo la na França que devem ja ter uma pequena centena de empresas
usando do OpenERP com sucesso. Foi apenas iniciado na Suiça parece, nos
modulos cci_* da Tiny, quer dizer nem ainda foi extraido assim que nos
proposemos. Talvez mais uima ulustraçao do que e preciso fazer em vez de
apenas esquentar cabeza com o mercado pela frente.

Entao, acho que e prioridade tirar isso para coloca-lo dentro de um novo tal
modulo l10n_br_data. Porque devera ser tirado e ja que nao esta completo, no
momento so atrapalha o modulo l10n_br.
Por exemplo o campo city_id do "partner" nao tem lugar no l10n_br. Imagine
que trabalha com empresa gringa que nao tem CEP, se vc deixa isso
mandatorio, vai se dar mal. E preciso usar do campo texto city orgininal.
Agora no l10n_br optional, vai aquele campo city_id que se for alterado
(evento on_change), vai lever a completar o campo text city assim que
eventualemente o nome da rua.

Tou fazendo lo agora, quem quiser ajudar esta bem vindo.

Mais tarde, espero que tenho tempo de enviar email sobre formaçoes. Claro,
tenho planos de divulgar formaçoes. E so que enquanto a localizaçao tava
longe do punto, tava mais trabalhando para empresas francesas ainda (acabei
de fechar um novo negocio para meio de setembro para connector o OpenERP com
o ecommerce Magento essa manha). Agora e possivel imaginar mais cedo coisas
apenas tecnicas ou funcionais mais que nao envolvem a contabilidade
brasileira (que vai ter que esperar mais um mes para ter boa cara). Sou
disposto a dar do meu tempo de graça para ajudar a comunidade a tomar conta
de localizaçao, quando mais cedo melhor. Por enquanto estou no Rio de
Janeiro, poderia se imaginar um dia de aula no Rio ou ate Sao Paulo se
alguem fazer papel de aranjar o lugar (universidade, empresa... e de dar
indemnizaçao de transporte se for Sao Paulo). Depois, no final de Setembro
acho que a Akretion organizara aulas pagas mas com preço agressivo de
qualquer jeito (sem prejudicar o andamento da comunidade claro).

Tanbem tenho um estagiaro de engenharia que chegara no inicio de Outobro.
Meu plano e que ele se insere dentro de um projeto de universidade ou de
empresa no Rio de Janeiro, assim, poderia participar das primeiras
implantaçoes no Brasil, de forma um pouco experimental, sem risco de muito
prejuizo e fortalecendo a transferencia de tecnologia entre a Akretion e a
instituçao parceira. Se alguem acha que se encaixa com essa parceiria, por
favor me contacta logo. No momento a Akretion esta apenas iniciando, com
local pequeno, mas num tal caso, eu poderei formar outros estagiaros daquela
instituçao.

Bom, volto no codigo, abraço