Re: melhoras no sistem de reconciliação de pagamentos, o que e préciso?

2009/9/11 Cloves Almeida <cjalmeida@xxxxxxxxx>

> Raphael,
>
> Seria um processo separado que analisaria os write-offs e para
> oportunidade, faria a recuperação do imposto. No Brasil pelo menos, essa
> recuperação é um processo bastante complicado e não gostaria que isso
> estivesse dentro do modulo padrão de reconciliação.

Estamos falando da mesma coisa Cloves?
So para precisar: e nao estou falando das declarçoes fiscais, pois isso
geralmente se cria na mao, usando o balanço que da o OpenERP em determinido
periodo com as movimentaçoes das contas fiscais, e que e fora do processo de
reconciliaçao sim.

O que o Luc Maurer da CampToCamp estava falando la era outro assunto, era
esse:
no momento reconciliçao reconicilia (fazemos o caso simples):
- escritura no conta de produto
- escrirura na conta de VAT
- escritura do total da fatura
e:
- escritura na conta do parceiro
- contraparte dessa escitura do parceiro

Acontece que se por motivo algum, o pagamento e menos do que na fatura e que
voce desiste desse pagamento, ai alem de ter um 'write-off', em principio, é
como se voce finalmente vendeu com desconto e nao teria que pagar VAT sobre
esse diferential. E assim no Brasil tambem? (Imagino que sim)

No momento no OpenERP voce vai tem que passar escrituras manuais para
"recuperar" essa VAT. O Luc Maurer da CampToCamp, que gosta de contabilidade
certinha, queria que seja automatico nesse tipo de situçao. Era desse
assunto que fala quando dizia:
" No Brasil pelo menos, essa recuperação é um processo bastante complicado e
não gostaria que isso
estivesse dentro do modulo padrão de reconciliação."

Porem, nao considero isso uma alteraçao simples que ia levar tanta vantagem
assim por enquanto entao eu nao vou implementa-la assim que sugerido. Mas
porem, aproveito para saber se tem outras coisas que nas reconciliaçãoes que
precisariam ser faitas para atender melhor o uso no Brasil.

Abraço,