Re: Localização Brasileira

Ola comunidade,

do meu lado acabei de comentar em ingles nas listas internationais o nosso
trabalho no segundo desses dois modulos, aquele generico que vai deduzir as
taxas padrao de produto dependente do codigo NCM no Brasil:

https://lists.launchpad.net/openerp-expert-accounting/msg00028.html
http://docs.google.com/View?id=ajb639cjf9fb_15c8gxjqcq

Bom, como falou Renato, nos estamos bem perto mesmo de lidar correctamente
com toda tributaçao brasileira a releaçao de atribuir as taxas corectar nas
mais perversas situaçoes. Nos contamos com voces para testar esses modulos e
dar um feedback. Agora ta bem prontinho, nao tem mais desculpa para nao por
a mao na massa.

O proximo passo que nos vamos atacar ainda essa semana é a gestao da nota
fiscal: primeiro matar a questao da estrutura de dados da fatura é da
bifurcaçao do workflow dele quando se trata de nota fiscal sem fatura
(deviluçao de mercadoria com garantia por exemplo) e logo depois o exporte
dessa Nota Fiscal Para XML para o software da receita federal feita pela
mafia dos caras que fizeram a espeficicaçao tecnica dessa monstruasidade que
nao da para re-implementar independentemente.

Agora, é verdade, falta 2 meses antes do freeze da versao 5.2 para um ano.
Nos temos a oportunidade precisosa de trabalhar com a editora Tiny para ter
certeza que o OpenERP 5.2 vai atender nas melhores condiçoes a localizaçao
brasileira. Ate agora esse modulos sao compativeis com a versao 5.0.x mas
logo nos vamos pular para versao 5.2 para nosso proximo grande projeto
porque so assim da para financiar e anticipar esse desenvolvimento da versao
5.2. Quem ter boas competencias tecnicas e deadline depois de daqui 3 meses,
deveria fazer igual na minha opiniao; iria salvar um migraçao na mesma
occasao. Tambem, eu lembro que a versao 5.2 (trunk no mromento) esta
syncronisada diaramente com as traduçoes do Launchpad. So para lembrar,
fizemos isso um ano atras na Anevia.com, nos nos demos muito melhor de que
nao quis correr o risco é as vezes ainda continua parado na versao 4.2
(mesmo se migraçao 5.0 -> 5.2 sera bem mais facil).

Nosso maior desafio a relaçao de 5.2 e de fazer como que uma grande empresa
que installa o OpenERP na Europa e TAMBEM no Brasil (multi-company) tem que
funcionar direithinho. Senao havera fragmentaçao dos desenvolvimentos a
incompatibilidades maiores a longo prazo o que ia abalar o uso do OpenERP em
empresas trans-nationales. Tambem, olhando bem, 80% dos modulos que nos
fazemos aqui tambem podem ser generalizados a outros paises. Por exemplo,
fizemos esses dois modulos de forma completamente genericas, nos queremos
que a galeira international usa e melhora-los em vez de ter um modulo
incompativel para cada pais.

Da mesma forma, o suporte a nota fiscal é o jeito de extendir o workflow de
uma fatura para dizer que se trata apenas de uma nota fiscal sem financeiro
(devoluçao de mercadorias) é altamente ligada a um um modulo chamado do
OpenERP "report_intrastat" que ja é usado na Europa para dar estatisticas
officias de troca de produtos entre estados.
Nesse caso, conseguimos fazer financiar or nosso cliente europeu Anevia.com
essa extençao do workflow da fatura no report_intrastat o que nos interessa
altamente para a nota fiscal brasileira.
Nosso trabalho pode ser examinado aqui no caso:
https://code.launchpad.net/~akretion-team/+junk/report_intrastat

Agora, para versao 5.2, nos estamos discutindo com a Tiny e a comunidade
international do jeito mais adequado de factorizar essas partes comuns do
report_intrastat (nos queremos que ele depende do novo modulo
"account_product_fiscal_classification" assim que expliquei no meu email
ingles. E nos tambem queremos re-usar para nota fiscal. Nao seria que bom se
dar pepino se uma empresa que precisa da nota fiscal E do report_intrastat
no mesmo tempo... Isso realmente é um desafio, espero que nos conseguimos
estabilizar uma boa divisao dos modulos (e refactoring to report_intrastat
entao) para a 5.2 ja.

Agora, de qualquer jeito, é bom caminhar na direçao certa, mas se nao for
perfeito ja, isso nao impede installar, andar é migrar quando for preciso.
De qualquer jeito, é bom lemnbrar que nao é installando um ERP regional nem
a Totvs que voce iria ter essa compatibilidade international, entao é bom
relativisar esses desafios.

Raphaël Valyi
http://www.akretion.com.br  - primeiro integrador OpenERP parceiro da Tiny
no Brasil