Re: Desabilitar botão "Novo"

Até onde eu saiba não existe uma maneira de controlar a interface do
cliente, exceto as views.

Mas isso que tu quer fazer, bloquear o Novo, pode ser feito através de
permissões de usuário. Basta retirar a permissão de create do model em
questão.
O usuário ainda vai poder ver o clicar no botão Novo, mas vai receber uma
msg dizendo que não pode criar aquele tipo de model.

Abs,
Gabriel