ubuntu-br-pb team mailing list archive

Re: Ubuntu-BR-PB

Olá Tiago e todos do Ubuntu-PB
(estou encaminhando este email também para a lista do Ubuntu-PB já que
é de interesse do grupo),

Como foi dito na lista estou morando em Berlin há um ano, o que me
impossibilita de continuar na 'liderança' do Ubuntu-PB, e estou
passando também por um momento muito intenso e decisivo da minha vida
profissional e particular.

Aproveito para pedir desculpas ao Ubuntu-PB por minha omissão em
comunicar todos de minha situação e em 'repassar a liderança' do grupo
para outro membro. Não acho que tentar me justificar/explicar seja
relevante agora, mas deixo aqui minhas sinceras desculpas.

Por outro lado, me entristece a dependência do grupo em ter uma figura
central, de liderança, ou um "master", como mencionado, para que o
grupo possa manter-se ativo. Embora tenhamos alguns "ditadores
benevolentes" de grande representatividade no universo do Software
Livre, acredito que a bandeira da meritocracia é muito mais forte.
Ainda assim, embora alguns considerem a comunidade paraibana de SL
como pouco atuante, eu acho que é apenas uma questão de maturidade e
acho que temos bons exemplos de outros grupos atuantes que podem
servir de inspiração - como é o caso do GESoL-CG, que continua ativo
desde 2008, sem contar com a participação ativa de nenhum de seus
membros fundadores e sem nunca ter tido qualquer etapa de transição de
liderança. E já tivemos exemplos assim dentro do nosso grupo também -
lembro-me que Luiz Thiago organizou a participação do grupo em outros
eventos, incluindo o ENSOL sem esperar que alguém o fizesse. Para mim
esta é a comunidade que devemos buscar construir.

Espero que o grupo possa fazer desde acontecimento uma oportunidade
para reerguer-se e seguir um caminho mais colaborativo e coletivo de
fato.

Abraços,
Danilo Penna Queiroz

https://www.linkedin.com/in/daniloqueiroz