Re: Transparência Hack Day

FYI

Transparência HackDay acontece nos dias 03 e 04 de outubro, na Casa de
Cultura Digital (Rua Vitorino Carmilo, 453, casa 2, Santa Cecília –
São Paulo, SP).

Transparência HackDay é um desafio para ativistas, gestores,
pesquisadores, desenvolvedores gente da rede que tenham idéias ou
conhecimento técnico para criar e desenvolver colaborativamente
soluções baseadas em tecnologias abertas, cruzando ou dando maior
visibilidade e interatividade para informações governamentais e dados
públicos. Ou seja, conteúdo publicado pelos governos na internet,
preferencialmente em formato bruto, que possa ser remixado e
ressignificado pela nossa ação política.

O clone do Blog do Planalto, na nossa opinião, é um exemplo hack
político, e poderia ter sido pensado e desenvolvido num evento como
esse (aliás, o evento pode ser um excelente espaço para articularmos
pessoalmente se/como vai ser o sistema de moderação de comentários que
estamos discutindo aqui). Um aplicativo que cruze dados do Portal da
Transparência dos Recursos Públicos Federais com o Google Maps,
permitindo que se enxergue a distribuição desses investimentos no
país, por exemplo, é uma outra ideia dessas que podem surgir.

Além de entregar essas tecnologias para a comunidade, a ideia do
Transparência HackDay também é gerar discussão em torno de como
gostaríamos que os nossos governos se manifestassem na internet, como
devemos cobrar que os dados
públicos sejam disponibilizados, como podemos fomentar na rede a
compreensão, a fiscalização e o uso efetivo da informação pública.

Segue abaixo a proposta de participação e apoio do projeto.

http://www.slideshare.net/esferamobi/transparencia-hackday-proposta