Rumos do Ubuntu-SP: minha parte.

Caros membros da Comunidade Ubuntu e Ubuntu-SP,

com a declaração do Christiano, creio que já posso fazer a minha. Ela
demorou um pouco a sair, pois primeiro queria que o Christiano se
pronunciasse e depois porque outros assuntos se colocaram a frente.

Como todos já devem saber, Paulo Christiano (linuxmen), fundador do
Ubuntu-SP, passou a coordenação do time para mim. Foi uma atitude muito
nobre e desapegada da parte dele, a qual eu não esperava que acontecesse nem
por um segundo. Quem estava na reunião do IRC onde isto aconteceu pode muito
bem confirmar. ;-)

Da minha parte, espero estar a altura do cargo e dar continuidade ao bom
trabalho que o Christiano sempre fez. Não sou da área de informática e
portanto não tenho a menor intenção de aparecer ou me "promover" no cargo .
Só posso dizer que farei tudo que estiver ao meu alcance para melhorar a
comunidade. Penso muito diferente do Christiano e mesmo assim, conseguimos
trabalhar muito bem juntos.

Este é um período de mudanças e elas virão pouco a pouco. O Christiano, por
sua vez, sempre será um membro importante do grupo e parte da equipe que
fica a frente da organização. Tive e venho tendo algumas idéias diferentes
para promover o grupo e imagino que esta tenha sido a principal motivação
dele para que ele me passasse a coordenação.

Minha relação com o software livre é recente, mas sei que foi paixão a
primeira vista. Me apaixonei por ele pelas possibilidades que ele pode
propiciar: pelas pessoas que ele me faz conhecer, pelo conhecimento
disponível a quem se interessar e pela possibilidade de fazer do mundo um
lugar um pouquinho melhor.

Pode parecer loucura e sei que muitos não concordarão comigo, mas acho que o
software livre pode melhorar o mundo um pouquinho, basta a gente dar a ele a
forcinha de que ele necessita. Há muito potencial humano escondido entre as
linhas de código de um software livre. Para mim que não sou programador,
isso é o mais importante.

Como esta é uma comunidade de usuários, pretendo promover a própria
comunidade. Dar mais vós as pessoas, fazer com que elas se encontrem,
interajam e conheçam essa maravilha que se chama Ubuntu. Meu desejo é que
todos saibam o que o software livre pode fazer por elas, porque para mim ele
já tem feito muitas coisas: conheci pessoas que não conheceria se não fosse
por ele; aprendi coisas que não aprenderia se não fosse por ele e cheguei a
lugares que não chegaria se não fosse por ele.

Acho que está é também uma função importante da comunidade: divulgar e
espalhar o software livre para quem estiver interessado. O software livre
não é como a Microsoft que investe rios de dinheiro e lobby para divulgação,
ao contrário, se apoia muito na comunidade de entusiastas para divulgação e
expanção. E digo outra coisa a vocês: informática em comunidade torna tudo
muito mais divertido.

Caríssimos, essa comunidade é de todos que a utilizam e contribuem com ela.
Estou aqui para doar o meu tempo e esforçao para tentar organizar um pouco
as coisas para todos (afinal, tudo neste mundo necessita de organização) mas
quero que saibam que vocês têm em mim um representante esforçado, apaixonado
e fiel.

Vamos transformar a comunidade do Ubuntu-SP na melhor comunidade de software
livre do Brasil. Afinal de contas, não somos um estado qualquer, não somos
uma distribuição qualquer e podemos ir aonde "nenhum homem chegou antes"
(não resisti a frase nerd...). Vamos tornar a nossa comunidade um modelo e
um exemplo a ser seguido. É para isso que eu vou trabalhar e espero poder
contar com a ajuda de todos para chegar lá.

Um grande abraço a todos,

Kemel Zaidan aka Legendario
coordenador do Ubuntu-SP