Apagando arquivos

E aí pessoal!

Seguinte, faz tempo que tenho um problema no ubuntu, e não sei o que
acontece.
Tenho um HD onde coloco todos os meus arquivos. Sempre que vou apagar um
arquivo, ele me mostra uma mensagem dizendo que não pode enviar esse arquivo
para a lixeira.
No entanto, os arquivos que ficam na minha home, no mesmo hd do sistema,
podem ser apagados normalmente e vão para a lixeira.
Imagino que seja pelo fato dos arquivos estarem em outro HD, que precisa ser
montado toda vez. No entanto, ele não deveria funcionar com um pendrive?
Todos os meus pendrives geram a pasta .Trash e jogam tudo deletado lá.
No caso do pendrive, até acho chato, pois no fim das contas ocupa espaço.
Agora, no caso do HD, esse si eu acho importante ter uma lixeira, pois vai
que eu apago algo e depois me arrependo??? Ou que eu me confunda mesmo e
apague algo errado...
Enfim. Alguém sabe como resolver isso?
Suspeito que tenha algo haver com a montagem do HD, devo incluir o hd em
/etc/fstab com alguma variável para ele poder criar a lixeira?

abraços

Marco Aurélio "Macarena"
11 7403.1856 (VIVO)

Follow ups