Re: [Off Topic] Dúvida sobre placa de vídeo

Eu sempre usei placas ATI no linux e nunca tive problemas.

Tente instalar o xserver-xorg-video-ati / xserver-xorg-video-radeon

Se não me engano a ATI liberou o código de seu driver, ele é open-source.

Acredito que isso resolva os problemas, se você estiver utilizando
Ubuntu/Debian.