Re: Sistemas 32 e 64 bits e Ubuntu

Olá.
Bom.... seguinte..... os sistemas de 64 bits são feitos para processadores que possuem arquitetura de 64 bits. Existem varios processadores que suportam esse tipo de sistema, desde Celerons mais "novos", Semprons recentes também. Para se ter certeza de qual arquitetura seu processador aguenta, consulte o site do fabricante, claro, com o nome correto do processador. Você vê isso marcado em cima do próprio processador. Se o processador em questão não tiver arquitetura de 64 bits você terá que usar  um sistema de 32 bits mesmo. Agora se ele for de 64 bits, voce pode instalar tanto o sistema de 64 como o de 32. Vai funcionar belezinha!

Quanto a quantidade de memoria, o recomendado para se usar o Ubuntu é de no minimo 512 mb. Mas o Ubuntu gerencia a memoria de forma maravilhosa. Meu sistema tem 2 Gb de RAM instalado, mas seu consumo não passa de 400, 500 MB. Lógico, isso depende da quantidade de tarefas ou serviços rodando. É sempre bom ter memoria disponível.

Detalhe: o assunto sobre qual arquitetura usar é controverso, já vi varias discussões sobre o assunto. Eu, particularmente, uso o Ubuntu 64 bits a bastante tempo, inclusive em produção, e não tenho do que me queixar. Aconselho a você pesquisar sobre o assunto deixando de lado opiniões pessoais. Procure no professor "Google" por artigos técnicos, ou faça você mesmo um teste pratico, claro, se você tiver essas duas arquiteturas presentes em sua maquina.
Espero ter ajudado, ok?
Anderson