Dell Inspiron 15R Special Edition (7520)

Olá pessoal, boa tarde.

Ultimamente tenho utilizado o ubuntu somente em máquina virtual, porém
gostaria de instala-lo em minha máquina. Acontece que o meu pc (o do
assunto) não se "da muito bem" com o ubuntu não, digo por experiências de
instações anteriores, e por pesquisas na net.

Este notebook contém duas tecnologias meio enjoadas da intel. Que é a Smart
Start, e também a aceleração do hd por um ssd.

O meu desejo era deixar ele em dual boot com o windows, pois utilizo ele
para jogos também.

Na ultima vez que realizei o dual boot, ele funcionou, porém após um tempo
de uso, ao que me parece o pc "perdeu" onde estava o boot. Não iniciava nem
windows, nem ubuntu.

Estou com planos de tentar novamente o dual boot e gostaria de saber se
alguém ja tentou algo com este notebook ou se sabe o que pode estar
acontecendo.

Ao que me parece o maior problema esta na tecnologia de aceleração do hd
pelo ssd, que quando ativa bloqueia este hd. Não entendo muito, mais pelo o
que li, quando o hd é acelerado é criado uma raid 0 entre hd e ssd. Isto
foi uma informação "inutil" pra mim..kkk..talvez ajude alguém a ter uma luz
sobre o caso.

Desculpem o big texto.

http://www.dell.com/br/p/inspiron-15r-se-7520/fs?3x_nav=PROC_BRAND%3DCORE_I7_3&3x_page=1&filterCollapsed=true&~ck=anav&cid=pd_brdhsispn15rse7520#overrides=

Abraços.