Ajuda grub sumiu

Prezados, tudo bem?

Encontrei o contato de vocês pela rede USP.
Sou pesquisador na USP e utilizo Ubuntu Gnome. Tive um problema ontem
devido a uma atualização do Windows (precisei entrar para rodar um
software). Ao apagar o Windows ele fez uma atualização...e matou o meu
GRUB. O Windows se lança direto sem me dar opções de dualboot.
Tentei varias coisas (recuperação de sistema...). Instalei um Windows
bootloader mas não adianta...
Logo tentei fazer um bootrepair a partir de um pendrive. Ele funciona bem,
me diz que reparou o GRUB, mas me diz que o UEFI está em secureboot....
quando entro no BIOS para alterar isso, ele está congelado e não me deixa a
opção de desativar o secureboot.
Daí eu não sei mais o que fazer...

Será que vocês saberiam me ajudar ou recomendar alguém?

Um abraço,

Dr. Adrián ALBALA
Postdoctoral Fellow at University of São Paulo (USP)
Nucleo de Pesquisas em Politicas Publicas (NUPPs)
https://usp-br.academia.edu/AdriánAlbala
TE: (+5511)9-8784.5446
adrian.albala@xxxxxxxxx