brazilianteam team mailing list archive

Re: Latinoware (URGENTE)

Vamos lá satisfazer a todos (não sexualmente falando)...

Pré-latinoware:

Nós recebemos no conselho um e-mail encaminhado da Joice (da Latinoware)
para o Kemel perguntando do Ubuntu-BR, quem seriam os 3, etc... O processo
da organização já estava rolando entre a Latinoware e chegou para nós como
algo embolado e urgente. Eu disse (para o conselho) que queria ir e
organizaria isso.

O Kemel já estava no processo, pois ele era o contato. Nada mais natural do
que ele ir também. E o Tiago também havia se manifestado antes no que
perguntei sobre quem queria ir. Por isso que ficaram os 3 para ir. Com o
Ayrton já conversei e estava tentando conseguir mais um patrocínio, mas não
deu e ele também já explicou que ficou sabendo depois que não poderia ir.

Uma nota: se eu for fazer isso de novo ano que vem vou tentar estreitar o
contato lá, porque para nós liberaram só 3 e pediram para darmos mais de uma
palestra cada, mas teve grupo que eles falaram para levar praticamente
quantos quisessem...

Bem perto do evento o Kemel me ligou e disse que ia ficar muito difícil para
ele por causa da Linux Magazine. Ele só conseguiria chegar na quinta e o
nosso horário era na quarta. Foi aí que chamei o Coringão para cobrir o
buraco, já que ele ja tinha falado de fazer a palestra sobre jogos. E não
dava tempo para criar outra discussão e ficar esperando respostas.

O lance com o Coringão foi o seguinte: pedi os dados a eles para passar ao
evento. Daí ele mandou para a Joice, com cópia para mim os dados da passagem
(até com screenshot). Ele disse que o e-mail voltou e pediu para eu
encaminhar para a Joice. Eu encaminhei, ela confirmou o recebimento e disse
que encaminhou para a Joanne, que era a responsável pelas passagens. Isso
foi dia 10/10. Depois disso não houve mais contato deles e nem explicação do
porque não compraram.

A princípio achei que o Coringão tinha se enrolado com os dados, mas fui
atrás dos e-mails e vi que estava certo. Daí acho que na véspera ele me
avisou, mas não dava tempo de nada mais...

No latinoware:

Vocês devem ter visto meu post que saiu no planeta com a parte boa das
palestras do Ubuntu-BR. A programação das nossas palestras (e de outros
grupos também) não apareciam no site, não apareciam nos monitores do evento
e não saiu impressa. Eles até imprimiram uma programação anexa com as
palestras, mas muitos não receberam (nem eu recebi). Isso prejudicou muito e
muita gente me perguntou porque não fizemos nenhuma palestra (já na quinta e
na sexta).

O Tiago já falou da participação dele lá, não preciso falar de novo. Por
causa das palestras o stand ficou meio abandonado lá. Hora que dava um
sossego eu ia lá e avisava o pessoal que passava que estávamos fazendo
palestras e os horários.

Na quinta e na sexta fiquei a maior parte do tempo no estande, a não ser na
hora de almoçar, ir ao banheiro ou palestrar, que eu revesava com a fiel
arvorezinha que botaram no estande e que atraia mosquitos. Nós distribuímos
cordões de crachás e adesivos, mas sabem que isso nunca é o bastante.
Especialmente nesse evento tínhamos menos ainda.

O Maurício tentou levantar mais coisas para nós, mas não conseguiu e o
Latinoware tinha pedido enpara ele uma quantidade de CDs do 11.04, que ele
disse que eram as últimas caixas que tinham. Segundo ele o povo da
Latinoware enrolou tanto no processo que quando ele enviou já nem deu mais
tempo de chegar.

Sobre os CDs, vocês sabem que a versão nova tinha saído há uma semana e era
impossível ter os CDs lá. Mas copiei as imagens para várias pessoas e ainda
dei suporte e instalei algumas máquinas. No geral o pessoal estava mais
dando uma passada geral nos stands e pegando brindes. A maioria lá era da
região: estudantes, trabalhadores da itaipu...

Uma coisa que meio que equilibrou foi que os outros grupos também não tinham
muito o que oferecer, por estarem na mesma situação de recém-lançamento ou
de estar para lançar...

Teve também uma paradinha digital nos stands, onde o pessoal recebeu um
equipamento de infravermelho que, ao passar pelos estandes, poderia pegar as
informações que caiam direto no e-mail. Eles não pediram as informações
antes, daí ao chegar lá vi que a informação do nosso estande estava só com o
link do ubuntu.com. Daí já fui atrás do povo para atualizar e botei
informações do ubuntu-br que peguei no site, junto com os slides das
apresentações.

Como resolver/melhorar:

Na minha opinião própria e particular: A gente só vai conseguir melhorar
quando a gente tiver mesmo um grupo ou comunidade e não um bando de
conhecidos que tem um e-mail legal @ubuntu.com. Talvez só quando as coisas
que acontecem pararem de ser motivos para jogar merda no ventilador e ficar
com a história de o conselho não presta e em 1800 era muito melhor... Talvez
quando o interesse em ajudar seja o mesmo em eventos não patrocinados...

Concordo que quem foi patrocinado deveria estar presente a maior parte do
tempo, até porque a nossa participação era para as palestras e para o
estande. Mas independente disso, precisamos de MAIS GENTE nos eventos
apoiando.

Nos FISLs desse ano e do ano passado foi um parto conseguir alguma
colaboração aqui na lista só com IDEIAS para apresentar o Ubuntu-BR lá. Acho
que só o Gondim me respondeu (ele lembra disso). Agora, se não conseguimos
nos comunicar e colaborar nem online...

Outra coisa, é óbvio que o patrocínio ajuda, mas que é isso de querer ajudar
só quando tem patrocínio? Já falei aqui do rombo que fiz no meu orçamento do
FISL no ano passado. Esse ano dei um jeito de fazer um trabalho extra para
bancar minha viagem pra lá. Agora, se não quiserem fazer nem um pequeno
esforço para ajudar, qual a vantagem de se manter na comunidade? Qual a
vantagem para a comunidade ter um número só pra sortear passagens?

Outra coisa que fica clara em eventos: a força da comunidade está no que é
feito fora. A gente só vai ter uma comunidade decente quando os grupos
regionais forem fortes (e daí a gente redireciona esses grupos aos eventos).
As nossas principais linhas (tipo a tradução e a documentação) precisam
caminhar bem para os usuários terem um norte e os grupos regionais terem pra
onde correr quando precisarem.

Não sei o quanto o Tiago pagou para o povo no solisc, mas o Ubuntu-SC teve
uma porrada de inscrições enquanto ele tava lá. A gente tem que focar nisso
mesmo: acordar os times. Oxigenar. Quem mais ajudou lá no FISL foi a Marta
Vuelma, de Porto Alegre. Não é do grupo, não conhecia o Ubuntu-RS, mas
estava na lista de e-mails nacional e decidiu ajudar. É isso o que
precisamos (e fazer uma estátua dela).

E Duda, só para encerrar, fiquei realmente chateado com você. Lá no FISL
você explicou que se desligou de tudo porque não tinha tempo e ia pro
Canadá, mas você viu lá o Kemel trabalhando para a Linux Magazine e se
desdobrando para dar um suporte na ilha do Ubuntu-BR. Tudo bem, não tem
problema nenhum você se afastar, mas decida-se. Se vai realmente se afastar,
acha legal ficar aparecendo só pra dar esporro? Ou se não quer se afastar,
não poderia dar uma mão, já que passou tantas vezes pelo nosso estande lá no
latinoware? Não poderia sacrificar uma meia hora de evento e perguntar se a
gente queria uma ajuda lá, pelo menos para indicar onde estavam as
palestras?

É isso. Sábado estou indo para o UDS. Lá quero ver se consigo mostrar um
pouco do que estamos fazendo e trazer coisas boas para cá. Quero conseguir
"roubar" o máximo de coisas para nosso LoCo ter para distribuir. Já vou
pedir um lote grande para distribuir na Campus Party e tentar deixar um
estoque para os eventos menores. Claro que não vou trazer as coisas, mas vou
deixar engatilhado.

Abraços.

--
Andre Noel