Re: WebServices

2009/9/16 Mauricio Baduy <moby1br@xxxxxxxxx>

> Olá Raphaël,
>
> Poderia indicar algum material sobre como consumir webservices com Python?
> Fiz uma pesquisa no google, mas surgem apenas links de como construir um
> webservice.
>
> Se estiver dentro do meu pouco (ainda) conhecimento sobre Python, talvez eu
> possa desenvolver o módulo de consulta do CEP (certamente com a ajuda da
> lista).
>
> Saudações,

Ola Mauricio,

a documentaçao oficial sobre o assunto é essa:
http://doc.openerp.com/developer/6_22_XML-RPC_web_services/index.html#python-example

Agora, tambem, pensa que qualquer coisa que vc faz pela interfaça graphica
(cliente GTK ou web) tambem pode ser feito remotamente com webservice. E
poucas vezes que voce precisa exender os webservices do OpenERP quando vc
interfaça-lo com progama externa (apesar que acontece).
Um bom jeito de descobrir quais sao exatemente os webservices chamados
quando vc faz tal interaçao com o cliente GTK, é de lançar esse cliente GTK
com a opçao:
>client/bin$ ./openerp-client.py -l debug_rpc
assim vc vé apenas o que o cliente pede, caso voce quer as respostas tambem:
 >client/bin$ ./openerp-client.py -l debug_rpc_answer

Caso voce prefere REST, que seja com formato XML, JSON ou YAML, voce tambem
pode da uma olhada nessa camada intermediara que eu como simples plugin
Rails:
http://ooor.googlecode.com/svn/trunk/README

Agora, so aviso, caso vc quer mexer com Python e SOAP, toma cuidado que o
suporte (especialmente dos namespaces) tem nada ver com .Net et Java. Para
interfaçar o OpenERP com servidor de geolocalizaçao para um projeto com
Veolia, tevemos que criar patches em todos lados na biblioteca official
(Not)Soappy.

Abraço,