Re: OpenERP's Accounting Experts

Em primeiro lugar devo dizer que não precisa qualquer qualificação especial para entrar na equipa. Solicitei a admissão e fui aceite... eventualmente alguém verificou as minhas contribuições no forum, não sei.
Por outro lado a lista de correio esta morta ou parece, existe apenas uma mensagem no arquivo, não se discute nada ali...

Uso o OpenERP par fazer contabilidade de uma empresa desde 2008, é muito fácil inserir movimentos no diário, em especial pelo menu "inserir movimentos por linha" (Entries encoding by line). Se tiver a configuração dos impostos e dos diarios correcta fica muito fácil, com a introdução da primeira linha ele sugere correctamente as linhas necessárias para completar o movimento.
Do ponto de vista do contador o trabalho fica muito produtivo.

Eu me basiei nos relatorios standard para elaborar as declarações fiscais, quer as mensais do IVA (TVA) quer as anuais, onde se incluem balanço e demonstração de resultados. Claro que o OpenERP não produz os relatorios nos formatos oficiais de Portugal, mas dá a informação necessária com os relatorios standard.

Acho que esta componente não precisa de grande desenvolvimento, porque estes mapas nunca são apresentados de forma isolada, são integrados no relatório de gestão, portanto em princípio os dados serão sempre passados a outra ferramenta.

A alteração que tive de fazer foi um modulo para exportar um ficheiro com os movimentos para efeitos de auditoria fiscal SAFT. Uma imposição legal em Portugal.

A minha maior interrogação é a forma como está implementada a contabilidade analítica:
Os movimentos da analítica regiatam-se nuam tabela independente dos movimentos da contabilidade financeira. Não conheço outro software com este desenho. Normalmente há uma única tabela de movimentos, com campos para registar a conta financeira e a analitica.
Na primeira vista não faz sentido, pode haver inconsistências entre as duas tabelas. Mas como não vi nenhuma outra pessoa pôr em causa esta conceção...

paulino

Ligações:
---------
[1] https://launchpad.net/~openerp-expert-accounting