Re: Mercado brasileiro de ERPs Open Source

Ola Fernando,
Parabéns para o seu estudo. Mas me permito fazer algumas considerações.
Basicamente, duvido que você vai poder fazer statisticas com OpenERP no
Brasil já, principalemente porque não vai ter casos suficientes. Também,
suas perguntas estão voltadas para usuários, enquanto poucas empresas vão
ter condições de conseguir implementação sem prestador de servicio
experimentado. Vamos nos detalhes, talvez isso te ajuda a refocar a pesquisa
ou explicar melhor a situação do OpenERP caso faltar de dados.

1) OpenERP esta bem apenas começando no Brasil, o trabalho de localização
que a gente esta fazendo aqui ainda não era avançado suficiente para
permitir uso ERP no Brasil. Mas daqui pouco vai dar para começar usar no
Brasil, dependente das contribuçoes das pessoas dessa liste, você pode
seguir o andamento da localização aqui:
https://blueprints.launchpad.net/openerp.pt-br-localiz/+specs?show=all
e aqui:
https://code.launchpad.net/~openerp-brazil-team/openerp.pt-br-localiz/trunk

2) Mesmo assim, parece que ja teve algumas casos excepcionais de
implementação do OpenERP no Brasil. Mas não se escutou falar. Pergunto, será
que é porque não deu certo? Na verdade, por bem conhecer a curva de
aprendizagem, acho que infelizmente é bem possível que sejà isso. Enquanto
isso, empresas que implementaria teria interesse em falar do caso para que
mas gentes participe do suporte da mesma solução, por isso que eu acredito
mais no fracasso ou falta de sucesso pelo menos.

3) Mesmo que a localização Brasil esta quasi pronta, ainda falta toda uma
rede de integradores professionais a redor do OpenERP no Brasil, assim que
já existe na Europa (e dos quais eu fazia parte por exemplo). Ate agora,
apenas a Akretion.com no Brasil é parceira oficial com Tiny (ainda nao
pedimos ser listados porque somos 200% ocupados é nosso site ainda precisa
de uma arumadinha). Na França por exemplo tem ums 30 integradores oficiais
do OpenERP...
Pois, apesar de ser open source e de graça, ERP não é brincadeira, ainda mas
se não tiver editor forte atrás como é o caso com open source. Então, com
certeza, vai ter muitos fracassos pela frente feito por gente que não terão
condição e que se fosse ERP proprietario nem teria mexido devido ao custo.
Espero que isso nao vai affetar o OpenERP, pois ele é bom.

4) Eu pessoalmente implementei o OpenERP umas 5 vezes em varias empresas
quando trabalahava na Smile.fr ou agora na Akretion.com. A menor empresa,
homecinesolutions.fr tem 7 pessoas, a maior, Anevia.com, 50 pessoas. Nestes
casos na França, concorrentes eram SAP BusinessOne para a empresa de 7
pessoas, Sage X3, Lawson, Microsoft Axapta, SAP AllInOne na empresa de 50
pessoas. Todos esses clientes fizeram transição desde sistema caseiro para
OpenERP para lidar com o cresciemento forte. Mas tambem fiquei sabendo de
empresas migrando de Sage 1000, Baan, Adonix, AS400 é outros para OpenERP.
Nos casos que eu trabalhei, se estima que OpenERP ficou por volta de 3 vezes
mais barrato a curto prazo (1 ano), sera ainda mas barrato a longo prazo.

Mas mesmo assim, estimo que para cada 5 empresas que se falavam muita
interessadas por OpenERP, para 4 das 5, o OpenERP não ia sair mais barato
considerando tudo que tinha que programar para completar o perímetro
funcional. Acho que hoje essa situaçao melhorou um pouco. Vejo esse ratio
cair para 50% daqui um ano talvez, devido ao crescimento do perímetro nativo
e da estabilidade do OpenERP. Também, eu pessoalmente nao aconselhava
Openbravo quando eramos parceiros nesses casos porque pensava que ia custar
em torno de 3 vezes mais carro do que o OpenERP, quer dizer, muito raramente
mais barato do que ERP proprietario.  Tambem no Brasil, o preço das licences
proprietarias pesam ainda mais com comparaçao do custo a engenharia de
consultorias, quer dizer fica melhor do que na Europa e outros pais ricos
para o open source.

Também participei de projetos OpenERP dentro de empresas de mais de 1000
pessoas, mas o OpenERP era usado apenas como framework é nao ERP la. Dai,
posso te falar que o OpenERP é mais adaptado para empresa de 50 pessoas.
Empresa de menos de 15 pessoas, tem dificuldade de financiar a implementaçao
e o OpenERP dificimemente é completo suficente para uso ERP dentro de
empresas de mais de 200 pessoas (sem falar que nenhum chefe quer correr o
risco; pois se escolher SAP e fracassar, vai ser considerado apenas normal e
ele nao vai ser responsabilisado, enquando se fracassar porque foi um ERP
livre/exótico, pagara a conta...)

Agora, não me encaixo nas suas perguntas. Porque ainda não implementei o
OpenERP no Brasil nem contra soluções brasileiras tipo Totvs (e SAP e
Microsoft tem partes de mercado pequenas aqui). Mas definitivamente, nossos
concorrentes aqui vao ser Totvs e os ERP's que juntou (Microsiga,
Datasul...). Tambem não me encaixo porque sou integrador, e marginalmente
usuário final (a Akretion usa, mas somos apenas 4 é fazemos apenas 1-2
facturas por mês).

Por fim, com certeza você tera mais dados com Compiere e Adempiere que
historicamente foram mais implantados no Brasil. Compiere é razoavelemente
maduro desde 2003, o fork Adempiere apareceu em 2006 e entao estão mais
forte aqui. Porem, a tendência é que OpenERP, por ter concepção mais
flexível é dinâmica de crescimento international maior vai pegar esses dois
no Brasil, como esta aconcetendo em outros lugares tambem.
Teve a opportunidade de lidar o mais completo estudo comparativo que foi
feito em 2008: http://www.openerp.com/images/discover/white_paper_smile.pdf
A Openbravo, com muito capital de investimento tentou tb se implementar no
Brasil. Mas nao acho que isso vai dar certo, porque conheço bem Openbravo
(Smile foi parceiro). acho que é o pior dessa lista e falamos de milhoes de
linhas de codigo PL/SQL obsoleto, nao da para trocar de tecnologia de um dia
para outro...

Tendencia mundial pode ser vista aqui:
http://www.google.com/insights/search/#q=openerp%2Copenbravo%2Ccompiere%2Cadempiere&cmpt=q
Mas isso é apenas uma parte com certeza. Nota por exemplo que apesar de
estar em queda livre de popularidade, Compiere anuncia beneficios em
aumento:
http://www.thevarguy.com/2009/10/13/compiere-open-source-erp-growing-50-percent-via-vars/

Bom, espero que isso te ajuda a entender melhor o posicionnamento do OpenERP
ou refocar seu estudo caso voce queria levar em conta melhor o OpenERP.