Re: Saldo de contas na contabilidade Financeira

È verdade Cloves. Pode ser menos complicado permitir saldos negativos nas contas mesmo. Eu acho o módulo de Finanças do OpenERP bom, mas há a necessidade se se despir de alguns conceitos contábeis. Gerencialmente não teria problema saldos negativos, isso complica apenas para formular a contabilidade de fato..mas sem problemas.

Cloves Almeida escreveu:
Ronaldo,

acho que o OpenERP não tem essa configuração (apesar de não ser difícil customizar um módulo para implementar isso).

Contudo, impedir caixa negativo, apesar de conceitualmente correto, acaba travando muito o processo de trabalho, não acha? Por exemplo, para usar uma "conta garantida", o operador teria que fazer um lançamento em "empréstimos" contra "caixa" e depois pagar a fatura. Complica ainda mais quando usa a funcionalidade de pagamento via conciliação.

Acho que seria mais fácil permitir o caixa negativo e exigir do responsável pelas finanças um ajuste periódico.

Att,

Cloves

Ronaldo Padula escreveu:
Pessoal, gostaria de saber qual configuração eu devo fazer no plano de contas para que o saldo de uma conta não estoure. Por exemplo, se eu tiver saldo de caixa de mil reais e pagar uma fatura de 1200 o sistema aceita de deixa o caixa com saldo de -200. Alguém sabe me dizer como corrigir isso?