Re: Livro Open ERP for Retail and Industrial Management

Ole Henrique,

sendo parceiros da Tiny, temos esse sim. Recomendo absolutamente. A
documentaçao online é boa, mas nesses livros fizeram esforço de pedagogia
bom, de outra forma é bom comprar para retribuir o trabalho é assim ajudar o
OpenERP a accelerar; no caso foram Geoff Gardiner (Seath Solutions, parceiro
UK) et Fabien Pinckaers que fizeram.
Nao acho que tem e-book desse, o unico que sei que foi liberado de e-book é
esse:
http://www.scribd.com/doc/17852385/Openerp-Book?autodown=pdf
Pelo que eu sei, a Tiny esta ate demais occupada para cuidar direito da
difusao dos livros deles. Um dos primeros livros frances saiu na editora
Eyrolles que impediu que fizesse versao electronica, dai Fabien qui usar
propria editora, mas acho que nao teve tempo de cuidar do assunto.

Agora, é sempre a mesma coisa: com o OpenERP você nao pode cair na
credulidade de engulir o discurso marketting e pensar que é tudo certinho e
out of the box; pelo contrario, ainda precisa de se virar bastante com
programaçao para implementar em produçao de verdade: o que esta nos livros é
quando é tudinho bem instalado, sem bugs, é sem falar dos caso limites. tem
tambem que saber fazer reverse engineering do codigo para entender porque
tal coisa acontece se é bug ou ma parametrizaçao... Para se virar com todas
essas situaçoes é lidar com as necessarias extençoes de perimetro, melhor
ter alguem que se vira direito. Agora, tambem nao é coisa de PhD, por
exemplo é mais facil do que escrever um compilador mas fica bem mais dificil
do que fazer um site burinho em php. Mesmo assim, é muito valioso ter lido
esse tipo de livro antes faz ganhar semanas no aprendizagem.

Eu pessoalmente teve a soarte de ter uma semana de formaçao por Fabien
Pinckaers mesmo na Belgica quando travalhava na França no inicio de 2008, o
cara é eficente e bom pedagogo.

Bom, por final so aviso que deveria sair daqui bem poucos dias a versao
5.0.7 do OpenERP, muito melhor do que a 5.0.6. Desta vez conseguimos nos
organizar para nao ter regressoes (ou quasi)
https://launchpad.net/openobject-addons/+milestone/5.0.7
enquanto inumeros bugs foram corrigidos a relaçao da 5.0.6 (mesmo assim,
continuo a recomendar instalaçao pelo bzr para produçao, o que falitara
muito aplicaçao de patches e maintenance).

As traduçoes brasileiras tambem foram partialmente integradas ha 2 dias. O
Renato tinha começado a validar muitas delas que eram apenas propostas, mas
eu nao teve tempo de testar qual grau de sincronisaçao foi atingido nessa
quasi 5.0.7 (usando bzr).

Abraços,

Raphaël Valyi
http://www.akretion.com.br  - primeiro integrador OpenERP parceiro da Tiny