Re: Migração 4.2 para 5.0

Ola Gabriel,

pelo que eu sei ainda ta MUITO complicado conseguir migrar de 4.2 para 5.0!
Acho que a razao é a seguiente: pela primeira vez Tiny tinha externalizado
uma partes dos desenvolvimentos na India e tambem passou a usar um
repository de codigo distribuido: BZR. Entao foram MUITAS mudanças. Sobre
tudo fiquei muito feliz de ver essas mudanças acontecer, sem elas, pode
creer que a consultoria Smile.fr para qual eu trabalhava na França nao ia
virar integrador OpenERP porque nao ia attender empresas de um certo
tamanho, principalmente a relaçao das performances. Hoje elas sao muito
boas, e so esta melhorando com a versao 5.2.

A contra parte disso e que Tiny nao lidou muito bem com essas evoluçoes do
codigo. Quer dizer para eles foi muito carro migrar os clientes deles. Entao
quando é carro, dificil dar de graça que custou para eles. Entendo assim
porque nao distribuem esses scripts de graça. (vai que Compiere vez igual,
abriu porta para o fork Adempiere; Openbravo tambem nao distribiu de graça
os scripts, so vai rolar sair de graça de custar barrato a fazer...)
Pense tambem que esses carras sao completamente sobre-carregados. Por
exemplo a 5.0.7 podia sair ja faz 3 semanas, nao saiu, porque eles dam
prioridade a 5.2 (quem quiser ir de 5.0.7, basta pegar a branch 5.0 com
bzr).

E mesmo assim, te falo que nao confio muito naqueles scripts. Suspecto que
foram feitos por caras da India que muitas vezes nao tem experiença
suficente para fazer o trabalho correctamente infelizmente, suspeito que so
funciona tipo a 80%, so para os modulos principais...
Enquanto isso, voce ainda precisa de um bom cerebro para se virar com os 20%
que nao vao migrar e seus modulos custom/extra addons.

Por isso, quando ja no final de 2008, fomos na Smile.fr dentro dos primeiros
a ja pular para versao 5.0, mesmo que ainda em desenvolvimento, porque eu
anticipava esse probleme. Anticipei direito, fiquei muito feliz de nao ter
que migrar ninguem de 4.2 para 5.0. Pena que nao todo mondo sentiu isso.
Mesmo que dessa vez ficara mais facil, te aviso que nosso proximo cliente ja
vai ir com 5.2 a partir de agora. Tambem e nossa unica opçao de ter certeza
que podemos melhorar a 5.2 suficentement para atender que for preciso para
nossos clientes (ao nivel do framework).

Cara, para se sair dessa 4.2, vai com scripts, mais mesmo assim vai te levar
um puta tempo, melhor voce saber (eu nao migraria um ERP completo de 4.2
para 5.0 em menos de 10 dias e vai que eu me viro). Ja gastei 7 dias para
migrar uma install "third party" com modulo custom de 5000 linhas (que
porcaria!) de 4.1 para 4.2 na Smile...

Talvez, em vez de procurar migrar tudo, talvez é melhor voce so transferir
os dados essentiais da 4.2 para 5.0, como por exemplo os clientes, os
produtos...
Agora voce nao migra assim as escritura finaceiras, as reconciliaçoes, os
ordens de produçao em processamento...
Ai, voce pode fazer isso, é muito mais facil; te apresento duas ferramentas
que podem te ajudar muito nisso:

Criei um connector Ruby que torna isso bem facil com conhyecimento em Ruby
bem fraco, veja so aqui:
github.com/rvalyi/ooor
Alem de ser usado em aplicaçoes Rails connectadas a OpenERP, tambem esta
usado pela suite de testes em cima de Cucumber http://cukes.info/
que desenvolve a CampToCamp: https://launchpad.net/oerpsenario

Melhor, vamos logo anunciar que usamos novamente OOOR dentro do ETL open
source Kettle. Estavamos esperando um pouco a reaçao de Pentaho para saber
com empacotar isso.
Isso é muito revolutionario, se torna nivel estagiario voce pegar/mandar
dados do/no OpenERP desde arquivos CSV ou qualquer banco de dados, usando
todo poder de Kettle
http://wiki.pentaho.com/display/AGILEBI/Introduction+to+Agile+BI e deixando
muito facil de fazer qualquer coisa que voce faria no OpenERP pelo interfaça
grafica dentro do Kettle.
Basicamente isso usa: http://github.com/rvalyi/jripple
Voce tambem pode acompanhar nossa discussao com Pentaho sobre o assunto (da