Re: Licença do OpenERP Web Client

Ola,

na minha experiença, os meus clientes usam o web client so as vezes, para
algugmas tarefas. Em geral, usam o cliente GTK ainda, por causa que a
ergonomia do web-client ainda nao ta igual e algumas incompatibilidades.
Agora, quando nos mexemos nos servidores dos nossos clientes na Europa a 10
000 km, nos usamos o web client o mais que pois, porque so ele limita o
numero de requests, entao a latencia em geral.

sa principais limitaçao ergonomicas do web client sao:
1) o menu nao esta sempre aqui, tem que fazer mais um clique que demora mais
tambem
2) o web client ainda nao sabe criar os 'graphs" de objetos de uma so vez,
por exemplo quando vc criar um pedido, tem que primeiro salvar o pedido
antes de tocar nas linhas dele. Quando voce fazer isso com wizards, a
limitaçao vira grande. Por exemplo, é impossivel deixar o atual web-client
com configurator de produto ergonomico.

exemplos de problemas de incompatibilidade (tem muito menos hoje mais ainda
tem):
- https://bugs.launchpad.net/bugs/499120 (legal; acabaram de corrigir; bom
aposto que tem outros!)
- https://bugs.launchpad.net/openobject-client-web/+bug/496959
- https://bugs.launchpad.net/openobject-client-web/+bug/485304
- https://bugs.launchpad.net/openobject-client-web/+bug/497967

Bom, agora parece que eles vao dar um jeito aos problemas 1) e 2) para
versao 5.2. Fabien nao fez um grande compromisso com 2) (nao existe tarefa
ainda), porem me parece ainda mais importante que 1).

Tambem, a versao 5.2 vai ter os logos orginais mais discretos, veja so:
https://bugs.launchpad.net/openobject-client-web/+bug/501297
e especialmente:
http://launchpadlibrarian.net/37722116/useability004.pdf

Sera que isso nao sera suficente para seu uso? Alias, ja tem um dos dois
logos que vc pode trocar para fazer um pouco de 'branding'.

Finalemente, nao me assusto que os caras nao deram resposta, ta tudo mundo
MUITO occupado, imagino que eles recebem pelo menos 10 vezes mais emails que
consiguam responder...
Nao fico sabendo de eles vender em "dual license", que nem MySQL, quer dizer
que pagando vc poderia ter accesso a outras condiçoes. Talvez, mais nao
acho. Vejà bem que para eles é um risco tambem, se nao cuidar direito (e vai
que eles nao tem tempo/o pessoal para isso), alguem proderia comprar uma tal
license e depois investir num Saas melhor sem publicar o codigo de volta, o
que seria perigroso ate para eles mesmo...
Pelo menos quando usar da GPL/MPL, quem processa os atraversadores é a Free
Software Foundation, entao é uma boa segurança para eles no caso quando
ficar com essas.

Bom, espero que isso ajuda

Raphaël Valyi
http://www.akretion.com.br  - primeiro integrador OpenERP parceiro da Tiny