Re: Nota Fiscal no OpenERP

Não tenho muita experiência na area contábil e fiscal, só o pouco que adquiri
enquanto trabalhei no desenvolvimento e implantação de um sistema de emissão
de NF-e.

Sobre o OpenERP e o OpenObjects venho apenas estudando de longe por
enquanto, mas já o suficiente para ficar fascinado pela engenharia e
robustez do framework OpenObjects, espero poder ajudar com o projeto em
breve.

Referente a implantação das notas fiscais creio que deva ser feito de uma
forma mais generalizada, pois além das notas fiscais existem outros
documentos fiscais que possuem registros em comum, então ao invés de
utilizar o "invoices" como "nota fiscal eletronica" apenas, poderia englobar
a nota fiscal comum 1A (esta sendo extinta, mas para notas de entradas e/ou
referenciadas ainda prevalece por um tempo), nota fiscal de serviço, cupom
fiscal (mesmo o foco nao sendo ponto de vende, por ser um ERP deve
possibilitar uma forma de integração com outros PDVs, outro caso para
incluir seria a necessidade de emitir uma NFe com um cupom fiscal
referenciado), conhecimento de transporte (CT-e - Conhecimento de transporte
eletrônico - também ja está a caminho) e etc.

Logicamente se pensando no desenvolvimento de tudo isso em uma primeira
etapa seria bem massante, porém o que eu quero dar evidência é já pensar em
deixar a nota fiscal eletronica implementada no "invoices" de acordo com o
código do documento fiscal que (no caso da NFe 55), para o caso de uma
futura implementação não ser tão dolorosa.

Já saiu a nova versão do manual de integração da NFe com as especificação
que irão substituir as atuais em setembro, com alguns campos a mais, agora
também é tratado o caso do Super Simples e mais alguns detalhes.

Sobre esses problemas que encontraram no módulo de "invoices", não seria o
caso de fazer um "fork" ou até mesmo um novo módulo para essa finalidade?

O Ideal creio eu seria um daemon de envio de nfe independente, integrado ao
OpenERP, pois na implantação da NFe eu realmente vi vários aspectos que, em
uma aplicação com mais de um cliente, o modelo standalone apresenta varios
defeitos, centralizando essa tarefa para um serviço a parte daria mais
controle para casos específicos como os de contingência e envio dos arquivos
de distribuição para o destinatário. Algo que eu teria trabalhado em cima,
porém estou profissionalmente em outros projetos e o tempo fora do
expediente sempre é curto.

Referente a parte operacional acredito que já foi pensado em tudo, mas
basicamente teria que ter uma forma de configuração da situação tributária
da empresa e regras para as tributações de acordo com CFOP, Produto, UF do
Destinatário (quando o emitente não for super simples), uma coisa
interessante seria, para evitar a digitação dos dados do destinatário,
possibilitar consulta ao WS do Sefaz e pegar todas essas informações
automagicamente.

O progresso atual dessa parte esta no branch 'fatura-nota-fiscal', ou esta
em outra parte? Pretendo dar uma olhada neste final de semana se possível.

Abraços.