Re: Nota Fiscal no OpenERP

Olá Henrique e allisonvoll,

Para você conseguir testar melhor você inicialmente pode atualizar as
branchs da localização brasileira, para você fazer um teste da parte fiscal
você não precisa gerar um plano de contas brasileiro, porque estamos
resolvendo um problema no account_product_fiscal_classification onde contém
as classificações fiscais (NCM) dos produtos e inclui os impostos no
produto, no momento fizemos um workaround que é ao instalar o
modulo l10n_br_data ele já cadastra os impostos de cada classificação
fiscal, na classificação fiscal temos os impostos:

ICMS Interno
ICMS Externo
ICMS Subst
IPI X%
PIS
COFINS
IRPJ

Como o IPI é um imposto definido pelo NCM na classificação já cadastramos o
IPI correto, os outros impostos são padrões e todos estão com aliquota 0 no
cadastro

O proximo passo você pode criar uma posição fiscal como por exemplo "Venda
para fora do Estado 12%" e no campo de troca de impostos trocar ICMS Externo
para ICMS 12% e da mesma forma para as vendas exernas onde for 7% você cria
outra posição fiscal "Venda para fora do Estado 7%" e troca o ICMS Externo
para ICMS 7%

Nos impostos que variam de acordo com o NCM nas linhas da nota por exemplo
IPI, ICMS Interno, ICMS Subst seria definidos diretamente no NCM e ao
alterar a tributação do NCM automaticamente a mudança se propaga nos
produtos com o NCM

Proximos passos:

- Atualizar o calculo do Imposto, no campo de totais devem ser calculados
apenas os impostos que não são incluídos no preço como o IPI. Todos os
impostos vão aparecer no grid "Impostos" mas o preço dos impostos só
vão aparecer os que não são incluídos no preço ( atualmente eu trabalhei
nisso, consegui resolver o calculo do imposto mas ainda tenho que fazer
alguns ajuste para mandar isso para branch)

- Outros dados, como você falou o CFOP é nos itens, a finalidade de ter no
cabeçalho e apenas para ajudar na digitação para na hora que for inserir os
itens não precisar coloca-los 1 a 1 em cada linha, mas isso seria util
apenas para as notas que forem digitadas, nos pedidos de vendas, assim como
na fatura, estamos estudando uma forma de integrar o modulo report_intrastat
para ao digitar um pedido de venda, no campo intrastat colocarmos venda e
automaticamente ele informar o CFOP e os cst para cada linha.

Sobre outros documentos, na localização temos o cadastro de documentos onde
definimos que tipo é o documento, uma nota fiscal modelo 1, uma nota
fiscal Eletrônica, um conhecimento de transporte e etc... hoje tratamos
apenas a emissão da nota fiscal modelo 1 e também a nota fiscal eletrônica
os outros documentos teoricamente podem ser emitidos no OpenERP mas se eu
nao me engano precisaríamos ter um outro layout para importar por exemplo os
CT-e.

Sobre fazer outros modulos e não usar os modulos existentes isso não achamos
muita vantagem ou mais fácil já que os modulos atuais tem um nivel de
integração entre os outros modulos do OpenERP e é mais facil encarar estes
problemas do que ter que fazer um modulo e refazer estas integrações (com a
contabilidade por exemplo, estoque e vendas) além disso estamos contribuindo
para a evolução do OpenERP já que os bugs reportados nao impacta somente a
nossa localização mas também as outras em todo mundo.

Sobre as notas fiscais eletronicas em XML, o ideal seria integrar a
comunicação direta com o webservice da receita e enviar diretamente pelo
OpenERP e não importar para o programa da receita, mas a especificação do
serviço e um pouco complexa, imaginamos fazer isso mas no primeiro momento
vamos preparar para fazer a importação para o programa da receita para não
perder muito tempo no desenvolvimento.

Sobre o envio dos arquivos este diagrama é o conceito que imaginamos

http://sites.google.com/site/renatoopenerp/DiagramaNFe.png

em cada account.invoice podemos anexar o pdf do DANF e o XML de forma
automatizada, assim fica fácil criar um rotina para pegar o XML da NFe
autorizado e enviar para o email do account.invoice.partner_invoice_id ou
disponibilizar um site que o parceiro tenha uma senha e consiga consultar e
baixar as notas dele.

Bem pessoal quem quiser baixar e testar como conhecer melhor fiquem a
vontade também para sugerir algo,

Um abraço para todos !

Renato Lima - www.akretion.com.br
[image:
?ui=2&view=att&th=12576be709824c47&attid=0.1&disp=attd&realattid=ii_12576be709824c47&zw]

JPEG image