Re: Localização

2011/5/19 Vinicius Dittgen <vinicius@xxxxxxxxxxxx>

>  Agora aonde está o problema? o problema está nas críticas, pois continuo a
> te falar que a nossa ÚNICA crítica é que nós queremos AJUDAR e não temos teu
> feedback quanto a alguns pontos muito importantes para qualquer um que
> queira entrar aqui na comunidade possa ajudar no desenvolvimento.

Deve ser por isso que deu a prioridade a oferta SaaS e e-learning de voces
entao...

>  Então vem o problema de ter que tentar reinventar a roda como já
> conversamos, o que é muito ruim e impede que mais pessoas e empresas entrem
>  na comunidade e que tenhamos algo como a comunidade da Espanha.

Nao duvido que vai ter. So que rejeito a culpa totalemente.

Vamos entao analisar um pouco entao porque hoje o OpenERP no Brasil nao esa
que nem na Espanha:

   - 10 meses atras o OpenERP nao calculava nem um ICMS correctamente
   - 18 meses atras, nem CNPJ tinha...
   - e voce fazia o que? Nao sei, mas a gente investia nesse projeto aberto
   todos os dias.

Enquanto isso, na Espanha, uns 18 meses atras, a tributaçao ja era certa,
porque tem gente que começou a fazer em 2006 o que foi começado aqui em 2008
(lê a parte de baixo do meu antigo post
http://blog.smile.fr/TinyERP-devient-OpenERP-the-sky-is-the-limit )

Acontece que eu conheço bem os caras que fizeram a localizaçao na Espanha,
alias esses nao estao exactamente achando que a gente é todo ruim assim,
basta ver o quel eles falam da gente nos forums internationais...
Naquela epoca que 80% desse trabalho de localizaçao espanhola foi feito,
foram pequenas empresas que nem a gente como: NaA, Zikzakmedia, Pexego (ok
maio mas o Neopolus saiu que nem sai da Smile), Avanzosc...

Naquela epoca, quem fez a localizaçao Espanhola teve o merito plenamente
reconhecido; foram gentes que trabalharam de verdade para fazer e a
comunidate se auto-regulou.

Naquelé epoca, a OpenERP SA ainda nao tinha levantado dinheiro é nao tinha
contratado monte de comerciais a começado a vender parceirias por todos
lados a quelquer pronto para pagar aluns x1000 $...
Nao foram gentes que chegaram depois da batalha, fazando um site bonitinho,
enchando de Google Addsense para um produto que nem domina (
http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&biw=1600&bih=788&q=openerp+brasil&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=204613d154bd948c
 )...
E agora que a OpenERP SA precisa de dinheiro, claro a Smile ficou parceiro
"gold" la na Espanha. Pergunta a lista que acabei de mentionar de gente que
fez a localizaçao o que eles acham disso enquanto nem pessoal que faz
OpenERP em Barcelone eles tem... (ja tenho varios emais privado falando
disso e sei da Smile pois trabalhei la, fiz ate as referenças deles e ate
bato um papo de vez em quanto com gente de la)...

Entao "porque a localizaçao brasileira do OpenERP nao é que nem na Espanha?"
Pergunte para: Portugal, os militares, os latifundios, a Globo, a Veja...
Vai, pergunte tambem aos caras que fizeram essa tributaçao toda e pergunte
tambem a quem especificou os webservices da nota fiscal electronica e
entregou esse monstro na mao de meia duzia de grande empresas so capaz de
fazer um investimento tao grande.

Mas a nos, nao pergunte!

Agora voce tenta insinuar aqui que se a localizaçao brasileira nao é igual
de Espanha seria cupla da gente?
Voce esta de brincadeira... nao esta?

Vamos, la.

Acontece que eu lidero um outro projeto OpenERP bem popular: o conector com
Magento (a Openlabs chegou a liderar, mas desde um ano é a gente)
Bem, comecei um proof o concept do conector na Smile em 2008. Com tinha que
lucrar isso foi 80% um trabalho de um estagiaro que encadrei, vc imagine a
qualidade...
Depois o Sharoon da Openlabs gostou da ideia, mas nao do codebase nem das
garras da Smile que sem cuidar mais do projeto tava tentando demais
controla-lo (contra meus propros conselhos que predicava um fork para eles).
Bom, nao demorrou, o Sharoon ate re-começou uma nova base de codigo
totalemente nova. Logo larguei da Smile e começei a Akretion aqui e pelos
mesmos motivos me juntei no projeto do Sharoon bem mais aberto e com
qualidade melhor.
Contribuimos muito.

Depois chegaram novas pessoas, principalemente...
... principalemente esses caras foda da Espanha:
Zikzakmedia, Nan, Pexego...
Depois os caras fodas da CampToCamp na Swiça (sabe os caras que tiveram
coragemen (ou inconsciença) de começar a trabalhar com o OpenERP em 2006...)

Qual o resultado?
Hoje esses caras fizeram muitos merges e commits no codebase (veja a parte
sobre codigo):
https://launchpad.net/magentoerpconnect/+topcontributors
https://code.launchpad.net/magentoerpconnect

Eles estao devidamente reconhecidos:
https://launchpad.net/magentoerpconnect

Ate fiz um webminar international quarta passada (junto com a OpenERP SA),
nao deixei de mentionar eles devidamente.
Ate tenho emais de friçoes que tive com a OpenERP SA porque mentionei
abondamente a Openlabs (quasi a metade) enquanto os caras tem agora uma
linha bem diferente da OpenERP SA.

Entao por favor Vinicius, nao vem com esse papo furado aqui!
Voce mal chegou na comunidade 3 meses atras e ja sai cobrando e reclamando a
toa...

O Renato demorrou 2 semanas para te responder teu pequeno email? Puxa...
Sabe quanto tempo a gente espera na media para conseguir um merge no
codebase do OpenERP?
Dê entao uma procurada:
https://code.launchpad.net/~openerp/openobject-addons/6.0/+merges

E vai que a OpenERP SA voce e mim a gente paga eles para isso...
Que eu saiba voce nao nos paga para nada.

Voce vem cobrando para um bug da posiçoes fiscais que nem é da localizaçao?
Puxa...
Voce sabe quantos bugs da OpenERP a gente corrigiu sem puxar o saco de
ninguem aqui?
Mas ou menos 2 por semana desde 3 anos...

Dê uma procurada rapida:
https://bugs.launchpad.net/~rvalyi/+bugs?field.searchtext=&orderby=-importance&search=Search&field.status%3Alist=NEW&field.status%3Alist=INCOMPLETE_WITH_RESPONSE&field.status%3Alist=INCOMPLETE_WITHOUT_RESPONSE&field.status%3Alist=OPINION&field.status%3Alist=INVALID&field.status%3Alist=WONTFIX&field.status%3Alist=EXPIRED&field.status%3Alist=CONFIRMED&field.status%3Alist=TRIAGED&field.status%3Alist=INPROGRESS&field.status%3Alist=FIXCOMMITTED&field.status%3Alist=FIXRELEASED&assignee_option=any&field.assignee=&field.bug_reporter=&field.bug_supervisor=&field.bug_commenter=&field.subscriber=&field.tag=&field.tags_combinator=ANY&field.status_upstream-empty-marker=1&field.has_cve.used=&field.omit_dupes.used=&field.omit_dupes=on&field.affects_me.used=&field.has_patch.used=&field.has_branches.used=&field.has_branches=on&field.has_no_branches.used=&field.has_no_branches=on&field.has_blueprints.used=&field.has_blueprints=on&field.has_no_blueprints.used=&field.has_no_blueprints=on

https://bugs.launchpad.net/~renatonlima/+bugs?field.searchtext=&orderby=-importance&search=Search&field.status%3Alist=NEW&field.status%3Alist=INCOMPLETE_WITH_RESPONSE&field.status%3Alist=INCOMPLETE_WITHOUT_RESPONSE&field.status%3Alist=OPINION&field.status%3Alist=INVALID&field.status%3Alist=WONTFIX&field.status%3Alist=EXPIRED&field.status%3Alist=CONFIRMED&field.status%3Alist=TRIAGED&field.status%3Alist=INPROGRESS&field.status%3Alist=FIXCOMMITTED&field.status%3Alist=FIXRELEASED&assignee_option=any&field.assignee=&field.bug_reporter=&field.bug_supervisor=&field.bug_commenter=&field.subscriber=&field.tag=&field.tags_combinator=ANY&field.status_upstream-empty-marker=1&field.has_cve.used=&field.omit_dupes.used=&field.omit_dupes=on&field.affects_me.used=&field.has_patch.used=&field.has_branches.used=&field.has_branches=on&field.has_no_branches.used=&field.has_no_branches=on&field.has_blueprints.used=&field.has_blueprints=on&field.has_no_blueprints.used=&field.has_no_blueprints=on

Entao por favor chega de papo furado e insinuaçoes assim.

Ok, vamos melhorar.
Mas quando voce ve todo que a gente faz sem puxar o saco de ninguem,
principalemente de voce, da uma raiva quando os novatos chegam cobrando
assim...
E Como o Alexsando falou, nem voce nem a gente vive de brisa...

A respeito dos seus "commits". Na opinao da gente 70% nao era bom porque
varias coisas voce nao fez o devido esforço para entender correcamente. Ate
que a gente, gastou tempo e te convenceu sobre o tax_include. Mas voce nao
pode cobrar que a gente gasta tempo para te explicar tudo pessoalmente ate
enquanto a gente ja explicou isso aqui e em listas internationais em tempos
que voce nem na lista estava.
Sobre os 30% valido dos seus commits ate agora. Desculpe se a gente nao teve
o tempo de fazer a formalidade de te pedir um outro merge proposal.

Acontece que a gente teve tambem a ma impressao que voce tentava enfiar seu
copyright la de qualquer jeito ja que modiia qualquer pequena linha. Tipo
esse codigo odo que serve para nada na pratica e so resulta de
desentendimento seu do modulo:
http://bazaar.launchpad.net/~proge-team/+junk/openerp.pt-br-localiz-proge/revision/178/l10n_br_account/account.py

Entao, logo que voce chegue a propor coisas que servem em quantidade
significativa frente a atrapalhaçao. Pode deixar, a gente integra sim e
respeita todos copyright que nem a gente faz no projeto magentoerpconnect.

So que voce tem que chegar com mais humildade. Nao cobrando a toa para bug
que nem nossos sao o achando que a gente te deve algo.
A gente ja te ajudou, certo? Se voce hoje que chegou ontem, pensa em montar
servicios em cima do OpenERP, esse trabalho de localizaçao que a gente fez
te serve, certo?
Agora, voce ja ajudou a gente? Hum...
Entao que moral essas reclamaçoes e insinuaçoes todas tem?

Sei que sao duras essas palavras. So que tambem é duro ouvir papo desse
depois do esforço que a gente faz.

Agora com certeza, nos vamos melhorar nossa comunicaçao.
Tem gente por ai que vai nos nossos treinamentos tambem (proximo junho e
julho com preço bem menor do que o publico passando pela gente), isso nos
permite de investir um pouco na divulgaçao para todos aqui. Logo teremos
dados de demonstraçoes mais extensivos, vamos liberar alguns slides que
explicam a localizaçao, estamos treinando futuros professionais e ususarios
que vao chegar a ajudar aqui... Vamos librerar a nossa maquina virtual que a
gente usou nos treinamentos para todos poder descobrir o OpenERP mais
facilmente. Hoje ainda vai sair videos de demonstraçoes da localizaçao...
Enfim, a nossa parte a gente faz, lembrando que nem voce nem a gente vive de
brisa.

Espero que voces consiguam collaborar de forma construtiva futuramente e que
essa comunidade chega a ter um panel de contribuidores principais que nem
aconteceu na Espanha por exemplo. Todos aqui tem que pensar que é nosso
proprio interesso na Akretion de nao fazer esse trabalho sozinho. Hoje temos
mais o menos 2 leads por dia no Brasil. Nao somos tao mesquinos para pensar
que nao tem que ter outros professionais e contribuidores. Daqui um ano tera
5 Akretions no Brasil e varios outros professionais e teremos 10 leads por
dia e o OpenERP entrara no patamar de empresas que nem a Perobras, entao,
pode crer que a gente nao esta tao mesquino de pensar pequeno e fazer
retençao de informaçao ou codigo.

So nao podiamos aceitar essas insinuaçoes depois de todo que a gente fez e
que a Proge nao fez.
Aceitamos criticas sim. Mas tem que fazer algo construtivo (3 meses de puxa
saco nao vale) antes de criticar, principalmente a quem nao te deve nada.

Att.

Founder and consultant
+55 21 3010 9965
www.akretion.com