Sudo e Su

2010/6/29 Gustavo Brandão <gustavobrandao@xxxxxxxxxx>:
> Zandre,

    Ôlas Gustavo.

> Segundo as leituras realizadas e compreensão minha em questão de segurança,
> o comando sudo su na realidade altera os status da conta atual para root, ou
> seja, é iniciada uma autenticação na conta administrativa. Entendo que as
> possibilidades são remotas, mas caso um cracker entre no sistema as
> permissões efetivas do mesmo será como root. Mas lembre-se esta é uma
> compreensão minha, gostaria de sua opinião!

    O problema é que isto é muito pessoal. Vai de cada um como
administra seu sistema. Mas na realidade 'sudo su' é errado, o correto
seria:

$sudo -s

    Quanto as questões de hacker e etc me preocupa muito mais a causa
de erro humano na questão do cache da senha do sudo. Eu pessoalmente
raramente uso sudo. Uso sempre o 'sudo -s' e com menos frequência o
'su -c comando' (que é o mesmo do sudo comando) . Alias a primeira que
faço é colocar minha senha do usuário root.

    Enfim, realmente a forma de escrever o sudo su é que está errada.
O correto, neste caso é usar o 'sudo -s'.

    Mas vale lembra que na nomenclatura do Ubuntu, devemos usar o
comando sudo antes de cada comando dito "root" :)

> Atenciosamente,
> Gustavo Brandão

- []s
- Zandre.