Re: Linha de comando bash para Linux

Olá a todos!

Hoje à tarde eu perguntava ao tiagoscd (pelo IRC) se ele conheceria algum
manual de IRC que não ensinasse apenas sintaxe de comandos mas que
explicasse sobre como as coisas funcionam na rede de *Internet Relay
Protocol*.

Ele não sabia. Decidi perguntar no canal #freenode.

Indicaram-me a RFC 1459: tools.ietf.org/html/rfc1459. E tiagoscd sugeriu-me
compartilhar o resultado com o #ubuntu-br. Não o fiz, por achar que a
informação não ia "pegar". Eu já pretendia redigir este e-mail reunindo
toda a brevíssima pesquisa.

Sugiro que se veja a Wikipédia em
inglês<http://en.wikipedia.org/wiki/Internet_Relay_Chat>e em
português <http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Relay_Chat> para saber da
evolução das RFC <http://pt.wikipedia.org/wiki/RFC> de IRC (que não
aconteceu, aliás, devido as novas versões não terem sido aceitas); a 1459
remonta a 1993.

Contudo, interessa-nos construção de documentação em português. Então
sugiro que se deixe de considerar esses dois wikibooks (ou ao menos suas
intenções):

   - https://en.wikibooks.org/wiki/Internet_Technologies/IRC (inglês)
   - https://pt.wikibooks.org/wiki/Internet_Relay_Chat (português)

Parece-me que o site normes-internet.com faz traduções automatizadas de
documentos de RFC. Elas "não prestam", mas ainda podem ajudar muito;
exemplo<http://www.normes-internet.com/normes.php?rfc=rfc1459&lang=pt>
.

Alexandre Magno