ubuntu-br-pb team mailing list archive

Vala, linguagem para Gnome

Ola pessoal, pode ser notícia velha, mas vamos lá.

Eu soube que o Ubuntu pretende trocar seu software organizador de imagens
padrão, do atual F-Spot para o desconhecido Shotwell. Fui dar uma olhada no
danadinho e fiquei impressionado. A pequena criança funciona bem demais.

Dando mais uma olhada eu descobri que ele foi inteiramente escrito em Vala.
Uma "nova" linguagem voltada para programação para Gnome (Gtk). Enfim, li um
tanto sobre eles e fiquei impressionado. Por isso, gostaria muito de
apresenta-los à Vala e a um dos seus rebentos, o Shotwell:

Shotewell, organizador de imagens bastante decente e leve
http://www.yorba.org/shotwell/

Vala, linguagem usada para escrever o Shotwell
http://live.gnome.org/Vala

Artigo sobre o uso da linguagem na empresa que desenvolve o Shotwell
http://www.gnomejournal.org/article/80/writing-multimedia-applications-with-vala

Espero que seja útil, e que com uma sintaxe mais próxima de Java, a gente
tenha mais contribuições da comunidade e ainda mais entusiasmo dos
desenvolvedores.

[]'s
Erick Moreno