Re: alguma distro boota desse jeito?

Se o computador tiver um drive de CD, vc pode fazer um CD de boot que irá
apontar para o seu pen-drive. Há instruções aqui:
https://help.ubuntu.com/community/BootFromUSB

E diversas outras formas de instalação nesta página:
https://help.ubuntu.com/community/Installation#Other%20installation%20guides
e algumas instruções para computadores com baixa memória.

O problema é que tudo está em inglês. Se precisar de ajuda é só pedir.

Abraços,

Kemel Zaidan aka Legendario