Re: [Off Topic] Impressões do Ubuntu 10.10

Senhores, minhas impressões sobre o novo ubuntu 10.10:

Instalação:

Pontos positivos:

A nova interface do instalador agradou muito. Mais "clean", por assim dizer. O mini-terminal acoplado na tela do instalador foi uma tacada de mestre, possibilitando acompanhar em tempo real o que acontece no momento da instalação. As informações sobre os recursos do sistema também ficaram mais legíveis, oferecendo informações mais detalhadas dos recursos disponíveis ao usuário final. A opção de já atualizar o sistema ou não no momento da instalação também foi muito bem-vinda. Ponto importante é sobre a opção de se instalar um conjunto de codecs proprietários logo na instalação do sistema. Não há possibilidade de se usar hoje em dia um OS que não execute MP3, Java e algumas outras mídias proprietárias.

Ponto negativo:

O particionador não me ofereceu mais a opção de se instalar sistemas lado a lado, como acontecia nas versões anteriores. Aqui só me mostrou duas opções: usar o disco inteiro para o ubuntu ou especificar o particionamento manual. Para novos usuários ou usuários leigos, é meio complicado especificar o particionamento manual, visto que o individuo em questão pode não saber o que fazer no particionamento manual. Já para quem tem mais conhecimento, tranquilo. Um detalhe importante:
Neste disco, existiam 3 partições: uma para Windows 7(sda1 e 2), outra ntfs para guardar arquivos(sda3) e outra com o Ubuntu 10.04 (sda4). Ao ser reinstalado o sistema e contendo na partição sd4 o novo Ubuntu 10.10, o particionador então liberou a opção de instalar sistemas lado a lado. Vai entender, né? Mas fica aqui para consulta.

O sistema instalado:

Pontos Positivos:

Lindo! Realmente capricharam! A nova central de programas ficou mais bonita e pratica. Os campos de "destaque" e "o que há de novo" vieram a calhar. Também gostei da mudança das fontes padrão do Gnome, mais arredondadas, ficaram mais suaves para leitura. Os papeis de parede também fizeram sucesso por aqui. O tempo de carregamento do sistema continua muito rápido, aqui leva 7 s para deixar na tela de login.

Ponto negativo:

Surpresa eu tive na inicialização, quando o gerenciador de atualizações me avisou de 48 pacotes baixados mas não instalados. Não eram para terem sido instalados na instalação? Outra: o grub só me deu a opção de inicializar pelo windows depois de atualizar o kernel do ubuntu. Antes disso, entrava direto no ubuntu.

Bem, por hora é só. Agora em produção vou vendo como ele se comporta.
Inté, galera.
Anderson