Re: Algumas coisinhas...

Bom vamos lá,

Você pode chamar o Ubuntu de pinguim sim, afinal ele também usa o kernel
Linux.

Não tenho certeza se é possível mudar a posição do lançador.

Abra a central de programas e instale "Ubuntu restricted extras" e o "VLC"
isso é para você assistir vídeos além de outros codecs proprietários.

Talvez solucione os problemas com vídeo instalando o driver de vídeo.
Abra o "Drivers adicionais" e veja se tem  drivers proprietários para
instalar.

Para ver os programas instalados aperte a tecla "Super + A" e clique em ver
mais resultado.

Espero ter ajudado.
Abraços.