Re: Lançamento de Fedora com o Open ERP

2009/7/9 Ronaldo Padula <ronaldopadula@xxxxxxxxx>

> Pessoal, eu havia comentado sobre o lançamento de uma versão do fedora com
> um ERP+CRM, pesquisei e pensei no OpenERP, apos analisar muito o OpenBravo.
> Eu já fiz diversos testes, instalei vrios módulos, mas o que eu encontro no
> site está meio a quem doque preciso, parece ainda estar bem em faze de
> experimentação! neste ponto o openBravo parece estar mais maduro mas posso
> estar enganado. De qualquer forma o OpenERP se mostra muito superiorAlgum de
> vocês sabe do funcionamento do mesmo? segundo a experiencia de vocês, já há
> [...]

Bom dia Ronaldo,

Vou colocar o meu ponto de vista.

O OpenERP está funcional, com alguma parte já traduzida, porem não está
adaptado a realidade do Brasil. Na parte de vendas, se existe alguma coisa
operacional está a nível de uma ou outra empresa, que não disponibilizou as
implementações para a comunidade, portanto não temos nada que atenda as
necessidades fiscais e tributárias do Brasil.
Acho que existe um outro problema grave na minha visão, que é o conceito de
administração praticado no Brasil e o conceito Europeu, e isto acho que
dificultaria um pouco o uso do OpenERP principalmente nas pequenas e médias
empresas brasileiras. Para resolver isto teriamos que praticamente
reescrever quase todos os módulos.
Trabalho como software house e havia me proposto junto com o Celso e o
Normanha (grupo de BH) a traduzir e adaptar o OpenERP para nossa realidade,
mas esbarramos em tantas dificuldades que acabamos tomando uma decisão meio
radical.
Estas dificuldades foram dificuldades em se construir conhecimentos, temos
uma documentação muito fraca tanto a nível de módulos, quanto a nivel de
desenvolvimento (OpenObject), e o tempo que estavamos levando para construir
este conhecimentos nos levou a esta decisão.
A decisão que tomamos foi de usar o OpenObject e construir tudo do zero, uma
vez que cada um de nós já possui conhecimentos sobre ERP suficiente para
isto.
Já iniciamos o trabalho, e estamos empolgados com o desenvolvimento, apesar
de ainda possuir-mos muito pouco conhecimento sobre o OpenObject.

Como eu disse, este é o meu ponto de vista.

[]s

--
Luiz Fernando Maciel França
Sig Informática Ltda.