Re: http://www.openerpbrasil.org/ finalmente no ar...

Ronaldo,

Felizmente tem gente que me corrige no português do site, como o
Renato Lima ou Cilene Oliveira, so que eles também têm outros
compromissos (o Renato ainda nao saiu do trabalho) e as coisas so
avançam naquela velocidade, infelizmente.
Nao é verdade que vc nao pode contribuir, funciona exatamente da mesma
forma que para contribuir com o codigo fonte do OpenERP pelo
Launchpad, logo que vc fizer correçoes, nos atualizaremos o site,
basta contribuir aqui: https://launchpad.net/openerpbrasil.org

Pensa bem que essa primeira versao foi feita com o pouco de tempo
livre que a gente tem, estamos melhorando tudo ainda e isso é o
resultado de menos de 3 dias de trabalho, design e logo incluidos, nos
vamos fazer muito mais no futuro.

Porém, acho que é preciso nao errar o foco: nao havera comunidade
brasileira nenhuma enquanto nao tiver localizaçao primeiro. Veja bem,
com essa questao do portal a gente atrasou os trabalhos de uma semana
pelo menos.
Entao, so peço que deixe o assunto de lado um pouco e invista no
codigo da localizaçao em vez da polêmica. Depois de ter essa
localizaçao bem iniciada, sempre tera tempo de voltar a pensar sobre o
portal. Por enquanto, o portal apenas deve relatar desses trabalhos de
localizaçao.

Como ja falei, realmente, logo que a gente souber o quê vc esta
fazendo e qual é seu compromisso nos nao teremos nenhum problema com o
fato de você hospedar o portal onde quiser, no Drupal se quiser. Veja
so, nenhum portal tinha sido feito até agora e a localizaçao também
estava muita parada. Como vc quer que a gente confie assim, sem fazer
ideia do compromisso real que vc vai ter com o OpenERP?
Imagina se você começar um site, faze-lo muito ruim e depois desistir,
ou ainda, deixar o site sob a influência de algum interesse econômico.
Como nos podemos saber isso?
So depois que você contribuir com coisas sobre a localiçzao que a
gente pode realmente fazer esse tipo de compromisso. Do meu lado, pelo
menos estou dentro dos 15 primeiros contribuidores do OpenERP e nao
vou desistirr de trabalhar com ele porque agora virou meu trabalho, e
ja que nao prometo um portal que vai fazer tudo, da para acreditar que
eu faço esse esforço com seriedade sem querer levar nenhuma vantagem
sobre outro integrador.

Como falei, acho que o openerpsite.com, da Espanha, apesar de estar no
ar faz 6 meses, nao é do nivel que nos queremos. A pessoa que fez, nao
tinha nenhuma experiência de integraçao real quando começou o portal,
apenas falava do que nao conhecia (sei porque um cara da Smile.fr foi
se formar la com a turma de la e descobriu isso), porém, ocupando o
espaço como se fosse universal. E o grafismo nao compete com trabalho
profissional. Agora, claro que o openerpbrasil.org ainda nao é melhor,
logico, nos apenas começamos e como ja disse, melhor fazer as coisas
na ordem certa.

Outra coisa, o openerpsite nao tem estrategia de portal mais de CMS.
Nao acho bom isso por enquanto: muito pretencioso achar que os poucos
caras donos do CMS vao sempre botar matéria interessante e exata la,
pouco democratico. Acho muito melhor a gente ter essa logica de
portal: o site portal fica independente (o que é possivel porque tem
pouca manutençao, quando que tem muita manutençao a gente se pergunta
sobre as motivaçoes reais por tras) e mencionar todos artigos que
outras pessoas passam a publicar no CMS, com toda independência. O
sistem de fluxo Planet Yahoo Pipe (explicarei como aparecer là, por
enquanto basta aparecer no Google Blog Search) permite isso de forma
automatica, devera ter tantos artigos quantos no openerpsite, logo que
passa a existir uma comunidade. Eu diria que por enquanto a comunidade
da Espanha do OpenERP e entre 10 e 100 vezes maior que a do Brasil...

Outro mal exemplo de coisas que nos queremos evitar:
www.openerp-france.fr/
Esse tal "portal" foi na verdade apenas uma iniciativa comercial com
nehnuma independência. Se você preencher o formulario la, vai cair em
nao sei que oficina. Pelo uso do Drupal, tem imagens e artigos
bonhitinhos sim. So que esta completamente fora da realidade (da uma
impressao que o OpenERP é um produto completamente maduro, com grande
rede de integradores e que serve para qualquer empresa, o que
realmente nao é verdade e acaba fazendo perder tempo a muitas pequenas
empresas e descredibiliza o produto). Alias, nao sei se o cara se deu
mal porque acreditou em papai noel ou se simplesmente desistiu, mas o
site esta sem nenhuma atualizaçao ha pelo menos 6 meses... Quer dizer,
é apenas lixo e nao carrega nehnum esforço de localizaçao francesa...

Logo que você mostrar que você nao sera nada disso e que vai fazer um
site pelo menos equivalente ao que nos iniciamos, nao vejo nenhum
problema em te passar o controle do host e do CMS.

Abraço