Re: Saldo de contas na contabilidade Financeira

2009/10/19 Cloves Almeida <cjalmeida@xxxxxxxxx>

> Ronaldo,
>
> acho que o OpenERP não tem essa configuração (apesar de não ser difícil
> customizar um módulo para implementar isso).
>
> Contudo, impedir caixa negativo, apesar de conceitualmente correto, acaba
> travando muito o processo de trabalho, não acha? Por exemplo, para usar uma
> "conta garantida", o operador teria que fazer um lançamento em "empréstimos"
> contra "caixa" e depois pagar a fatura. Complica ainda mais quando usa a
> funcionalidade de pagamento via conciliação.
>
> Acho que seria mais fácil permitir o caixa negativo e exigir do responsável
> [...]

Na verdade acontece o mesmo com gestao de estoque. A filosofia do OpenERP é
sempre de nao blocar o trabalho mas de indicar quando tem coisas eradas para
que os dados do ERP sejam corrigidos logo depois. Ja se viu ERP bem carro em
que aro comun que um caminao ia embora com apenas metade da mercadoria, pois
apesar de existir no estoque fisico, nao tava regsitrado no ERP, ou por
exemplo com erro de serial. So que quando isso acontece em ERP tipo SAP, ou
trava todo, ou vai custar bem caro em consultoria para concertar depois. E
esse tipo de situaçao que o OpenERP procurar evitar.

Raphaël Valyi
http://www.akretion.com.br