[Fwd: Re: POS, Windows e etc.]

Lincoln e outros.

Eu comecei a trabalhar com integração a POS no OpenERP, mas a solução existente tinha muitos problemas e decidimos alterar. Hoje usamos uma solução de uma empresa local daqui de Goiânia (AugePDV) que atende TEF/ECF/PAF/etc. Contudo ele não está integrado ao OpenERP.

A integração funcionaria assim: a cada operação, um dos pontos (PDV ou OpenERP) gera um arquivo XML com a operação e manda para as partes interessadas. Cada ponto teria um INBOX e um OUTBOX. Uma rotina ou sistema faria o roteamento das mensgens do OUTBOX de um para o INBOX de outro.

A implementação envolve então:

1) Mecanismos para fazer o "gancho" nas operações (cadastro de cliente, venda, contagem de estoque, cadastro de produto, etc.) no OpenERP e no PDV.
2) Definição de um esquema XML para as operações.
3) Mecanismo no OpenERP para transformar os objetos no XML (serialização).
4) Mecanismo para processar o XML nos objetos (de-serialização).
5) Regras de negócio ao processar o XML (na venda, por exemplo, gerar o "sales.order", baixar o estoque, lançamentos contábeis, etc.). 6) Infra-estrutura para armazenamento e roteamento das mensagens (usando o ActiveMQ por exemplo).

A vantagem dessa arquitetura é que poderíamos acoplar praticamente qualquer PDV ao OpenERP. O gancho no PDV poderia ser feito via TRIGGERS no BD e nem precisaria mexer no código do PDV.

Infelizmente, eu tive que parar o desenvolvimento por conta da implantação do novo PDV. Em algumas semanas, porém, pretendo fazer integração dos sistemas aqui com a parte contábil do OpenERP usando essa estratégia. Para tanto, em vez de um único módulo, pretendo criar um módulo genérico de integração e para isso vou precisar desenvolver as partes 1,3, 4 e 6. Já meio caminho andado para o PDV.

CJ

Lincoln Wallace Procopio escreveu:
Ola a todos, estou a comecar o estudo da ferramenta OpenERP, e as
coisas esta ficando mais claras para mim.

Tabalho na area de desenvolvimento a 22 anos, comecei com Basic no MSX
Expert, migrei para Dbase II Plus para MSX Expert (Sim existe o Dbsase
para MSX :D), e posteriormente para Clipper no ambiente PC, atualmente
desenvolvo em Visual Basic, Xharbour e FiveWin, e nao estou querendo
reescrever a roda, com bastante experiencia com SQL junto ao banco de
dados Mysql.

Estou comecando uma parceria forte em um escritorio contabil grande da
minha regiao, onde temos varios clientes que iriam de encontro com o
OpenERP, ja que tenho 10 meses para realizar algumas adequacoes
funcionais, fiscal e contabil na ferramenta, mas para isso preciso de
maiores informacoes a respeito do andamento do projeto, porque sei que
alguns tem e terao as mesmas necessidades que tenho (NFe, Sped,
Sintegra, POS e etc).

Entao tenho algumas perguntas:

1) Como poderia ajudar no projeto, usando o Ambiente Windows como
ambiente de desenvolvimento/testes.
2) Como estao o projeto aprofundadamente falando no que diz respeito a
NFe, Sped e Sintegra.
3) Sei que o amigo Cloves esta trabalhando forte com POS, qual
ferramenta ele esta a utilizar para vendas no varejo, e se essa
ferramenta ja esta adequada para Tef/Ecf.
4) Como funciona a parte de customizacao do OpenERP, o que da para
solucionar sem alterar profundamente o projeto.
5) Sei do problema dos calculos tributarios que ja estao a ser
solucionado, previsao para termino do projeto?!
6) Como preparar um ambiente de teste junto ao Windows XP!?

Desculpe das perguntas triviais que estou a fazer mas preciso de
maiores esclarecimentos para poder quem sabe em um futuro ajudar a
comunidade mais ativamente e poder desbravar o OpenERP de um modo m
ais profissional.

Um forte abraco a todos e aguardo anciosamente uma respostas.

Lincoln Wallace Procopio

Follow ups