novidades para a comunidade OpenERP Brasil...

Ola comunidade,

na verdade vao seguir aqui varios e-mails depois desse. Mas ja que acabei de
fazer o trabalho, nao resisto a divulgar ja:
Bom, sabemos que tem um interesse cada dia mais forte para o OpenERP no
Brasil. Ao mesmo tempo o OpenERP v6 e nosso trabalho de localizaçao tornam o
OpenERP realmente mais pronto para o mercado brasileiro.
Eu lembro que um ano atras, tinha que brigar aqui para pedir paciencia a
gente que cobrava de resultados sem ter nehnuma atividade construtiva. Mas
hoje, vamos demostrar que chegamos onde pensamos e que esse foco no trabalho
construtivo deu os frutos esperados; pois ja aviso: varios vao se assustar
com o nivel da localizaçao brasileira na versao 6! Temos a tributaçao
certinha, mesmo em situaçoes bem complexas e nota fiscal electronica em
produçao em menos de 10 dias.

Na Akretion temos agora 4 clientes que trabalham com o OpenERP v6 no Brasil
(engenharia civil; lojas virtuais, uma com mais de 2500 vendas por dia;
distribuidor de alimentos...). Nos ficamos muito ocupado em adaptar a
localizaçao e ate por isso comunicamos pouco sobre isso, mas eu acho que
agora podemos enfim divulgar nosso trabalho. Quem quebra cabeça para testar
o OpenERP v6 hoje tem que pensar que começamos a implementar ele ha 6 meses
atras, porque sabiamos que so assim podiamos ter garantia de fazer convergar
o OpenERP e os requerimentos para o Brasil (varios dos nossos patches foram
integrados).

Num proximo email, daremos os detalhos sobre o recentes trabalhos na
localizaçao. Aconselhemos de usar o OpenERP v6 (installado com bzr no Linux;
maquina virtual se quiser; quem nao souber melhor desistir jado que perder
mais tempo) e por enquanto de usar essa nova branch para a localizaçao para
quem começar um projeto:
https://code.launchpad.net/~openerp-brazil-team/openerp.pt-br-localiz/l10n_br_modularized

Como voces podem ver, a localizaçao é agora bem mais limpa proque mais
modular (uns 12 modulos extra no total em vez de uns 4 antes). Quem ja tem
os antigos pacotes pode ficar na antigua branch (apesar que eu nao sei se
nos da Akretion vamos fazer muitos updates nessa branch), explicaremos
tambem logo como nos fizemos para migrar um cliente nosso (empresa de
engenharia civil de 85 funcionarios no Rio de Janeiro) e usar os novos
modulos (nao é super facil, mas é possivel).
Essa mudança é um pouco chata, mas pensamos que a gente ia ter que fazer de
qualquer jeito em algum momento, quando mais cedo melhor (pelo menos quem
instalar agora nao sera mais prejudicado).
Nos nao tinhamos anticipado tudo esse modulos no passado porque a gente nao
enxergava muito bem o volume de codigo que era preciso para tropicalizar o
OpenERP (pois tem pais que quasi so a planilha de conta é suficente). Ja que
tem bastante coisas na localizaçao brasileira, é melhor ter isso em ordem,
em pequenos modulos.

A outra noticia é que, assim que prometimos, nos fizemos um upgrade do CMS
do http://www.openerpbrasil.org/ (RadiantCMS 0.9.1 entao
http://radiantcms.org/ ; com prototipo de interface aqui
http://prototype.radiantcms.org/admin/pages/ ).
Nos pensamos que temos agora uma ferramenta muito boa para deixar pessoas
contribuir nesse site (temos control de ediçao ACL, interface bem facil...)
Como ao mesmo tempo vemos que tem gente que nao so fala mais tambem começa a
produzir documentos, maquinas virtuais etc, eu acredito que realmente a
gente vai ter enfim condiçoes de catalisar os esforços no site, para começar
a divulgar essa ferramenta incrivel que é o OpenERP!

Eu pessoalmente sou muito orgulhoso do caminho percorido esse ultimo ano:
tanto pelo OpenERP v6 como pela localizaçao e essa comunidade. Depois de uma
fase bem experimental que eu nao me cansava de lembrar que so execelentes
programadores/consultores de ERP ia dar conta, eu acho que a gente esta
entrando numa nova fase que vai enfim poder contar com divulgaçao para
consultores normais e todo tipo de empresas. Acho que aconteceu bem do jeito
que nos predicamos. Quem nao quis escutar se deu mal; nunca é prazer de
avisar os outros quando vao quebrar a cara, mas bom, eu pessoalmente prefiro
ter avisado do que ter enganado e pelo menos estamos saindo dessa fase eu
acredito.

Por fim, assim que o Renato avisou; estamos trabalhando com a OpenERP SA
para que a localizaçao seja integrada nos addons (or core) do OpenERP.
Porem, como a versao 6 do OpenERP esta chegando agora, que os caras da
OpenERP SA estao super ocupados (o mundo inteiro precisa deles) e que a
localizaçao mal chegou agora numa forma estavel, eu acho que na versao 6 nos
nao teremos todos modulos nos addons e ainda sera preciso de ir pegar os
modulos naquela branch (a gente poderia botar para baixar tb, apesar que
insisto novamente: eu nunca vi nenhuma instalaçao do OpenERP que deu certo
sem ter control de revisoes pelo codigo mesmo com bzr, diferentemente de
muitos outros projetos open source mais maduros). Mas bom, nao muda muita
coisa ja que ainda vai ter que installar tudo usando bzr. Agora acho que na
proxima versao minor daqui 6 meses (ou menos) tera os modulos la sim.
Tambem, a qualidade do OpenERP esta melhorando muito, tem hoje milhares de
testes na versao 6, o que nao tinha na 5; a OpenERP SA fica mais
profesional, usa branches para desenvolver em vez de botar tudo no trunk,
tem pessoas mais competentes, emfim, isso faz que da para enxergar que daqui
ums 6 meses mais ou menos, ja existira a possibilidade de instalar o OpenERP
em algums casos simples ate sem usar o bzr. Nesse caso, e tambem em caso de
instalaçao de teste, ter esses modulos mais faceis para baixar começara a
ajudar sim (antes so ia ter dado accesso a gente que ia quebrar a cara
depois de qualquer jeito, isso nao era ajudar de verdade).

Bom, mais noticias nos dias que vem...

Raphaël Valyi
Founder and ERP Consultant
+55 21 3010 9965