Re: Documentação de bug

ola a todos,
Sou novo nessa comunidade e entrei por que achava que faltava documentação em português que facilita-se a pessoas iniciantes em linux, e como tenho alguma experiencia em tecnologia, falo inglês bem achei que pude-se ajudar com mais um par de braços. Recebi mensagens da lista perguntando quem poderia trazuir isso ou aquilo e sempre houve respostas de alguem.

Esta discução é bem interessante, pois coloca em cheque  a forma como o grupo e as informações colocadas estão estruturadas.

1 - Doumentação preve escrever uma documentação ou adaptar informações no formato de uma documentação de sistemas de forma a quem precisar poder entender e trabalhar com a informação, normalmente temos Documentação do Sistema e Documentação dos usuários.

2 - Não interessa se é um blog, wiki, twitter, pagina do facebook, folha de papel, texto. isto são mecanismos para passarmos uma informação que no caso se trata de documentação do ubuntu.

3 - A estrutura a ser adotada precisa ter logica e simplicidade para que a informação seja rapidamente acessada por quem a procura.

4 - o http://ubuntu-manual.org/ fez uma bela documentação e organização o que ao meu ver (posso estar errado) tirou uma parte de nosso trabalho que seria a documentação do usuário. Ainda temos documentação de sistemas, bugs, entre outros.

5 - Precisamos criar uma estrutura que sirva a comunidade, definindo responsáveis pela organização das diversas etapas do processo de documentação. como quem faz a revisão técnica, quem faz a revisão de português, quem publica, quem controla a fila do que deve ser traduzido, escrito, testado, verificado?

Trabalhar para a comunidade não é fazer quando eu quero, é fazer sem buscar nada para si no tempo definido para atender a comunidade, se definirmos que vamos doar uma parte de nosso tempo a comunidade temos que definir quanto podemos e doar este tempo, alguns podem mais outros menos mas todos fazem o que podem se pedir algo em troca. 35 pessoas é pouco para o volume de coisas que precisam ser feitas e temos que lembrar que nem todos podem doar seu tempo o tempo todo.

Acho que o primeiro passo do time de documentação e documentar como ele quer funcionar e como quer que a documentação seja colocada e qual infraestrutura precisamos.

Se existe um bug que foi identificado em chinês temos que traduzir, se existe um processo que define a forma como reportar um bug, temos que trduzir, se alguem descobre um bug no ubuntu aqui no brazil, temos que avalia-lo adequadamente e escrever sobre ele.

Se só queremos ajudar as pessoas a resolver seus problemas imediatos, então vamos ficar no forum de discução que permite varias coisas que uma wiki não precisa permitir. o Forum é uma forma extremamente válida de doar seu tempo a comunidade.

Luis Forman