Re: Documentação de bug

Olá

Em 23 de março de 2011 08:35, Lipe Forman <lipe@xxxxxxxxxxx> escreveu:

<corte>

> 2 - Não interessa se é um blog, wiki, twitter, pagina do facebook, folha de
> papel, texto. isto são mecanismos para passarmos uma informação que no caso
> se trata de documentação do ubuntu.

Começo a achar que é mais fácil agregar posts de blogs do que transferir
informação dos blogs para o wiki.

> 3 - A estrutura a ser adotada precisa ter logica e simplicidade para que a
> informação seja rapidamente acessada por quem a procura.

Você acha que nosso wiki atende a esse requisito?

> 4 - o http://ubuntu-manual.org/ fez uma bela documentação e organização o
> que ao meu ver (posso estar errado) tirou uma parte de nosso trabalho que
> seria a documentação do usuário. Ainda temos documentação de sistemas, bugs,
> entre outros.

Ele está disponível apenas em inglês. Eu acho que deveríamos traduzi-lo e
disponibilizá-lo em pt-br, o quanto antes. Estamos sempre perdendo o bonde.

> 5 - Precisamos criar uma estrutura que sirva a comunidade, definindo
> responsáveis pela organização das diversas etapas do processo de
> documentação. como quem faz a revisão técnica, quem faz a revisão de
> português, quem publica, quem controla a fila do que deve ser traduzido,
> escrito, testado, verificado?

Aí é que está: O Zandre acha que devemos produzir documentação, não
traduzi-la. Ou estou errado?

> Trabalhar para a comunidade não é fazer quando eu quero, é fazer sem buscar
> nada para si no tempo definido para atender a comunidade, se definirmos que
> vamos doar uma parte de nosso tempo a comunidade temos que definir quanto
> podemos e doar este tempo, alguns podem mais outros menos mas todos fazem o
> que podem se pedir algo em troca. 35 pessoas é pouco para o volume de coisas
> que precisam ser feitas e temos que lembrar que nem todos podem doar seu
> tempo o tempo todo.

Não sei se é pouco ou muito. Se fôssemos ativos, talvez fosse mais do que
suficiente. O problema é que estamos contando os que estão cadastrados, não
os que estão ativos. Se somos 35, porque não tem 35 pessoas discutindo esse
assunto?

Eu faço muitas coisas sem pedir nada em troca. Por exemplo, meu trabalho de
tradução da documentação do Libreoffice não será contado pelo sistema da
TDF. Também já dei aulas de informática para pessoas pobres, como
voluntário, por 2 anos. Eu instalo Linux gratuitamente pra quem me pedir (e
recomendo o Ubuntu pra isso). Mas se vou trabalhar para uma comunidade que
desenvolve atividades em torno de um produto que *pertence* a uma empresa
privada, quero ter algum retorno, sim.

Ou o Ubuntu é da comunidade, ou é da Canonical. Definir isso é fundamental
para qualquer um saber como vai ser seu relacionamento com a comunidade.
Pelo menos para os que pensam um pouco mais sobre como as coisas
funcionam...

> Acho que o primeiro passo do time de documentação e documentar como ele
> quer funcionar e como quer que a documentação seja colocada e qual
> infraestrutura precisamos.

Justo. Quais são as atividades que um voluntário do time de documentação
pode exercer? Quais os trabalho que precisam ser feitos? Parte dessa
documentação está feita, mas, como eu disse, eu me sinto perdido. Talvez uma
"to-do list" ajudasse...

> Se existe um bug que foi identificado em chinês temos que traduzir, se
> existe um processo que define a forma como reportar um bug, temos que
> trduzir, se alguem descobre um bug no ubuntu aqui no brazil, temos que
> avalia-lo adequadamente e escrever sobre ele.

Aqui eu já acho ir fundo demais. Até porque os bugs não são reportados em
chinês, mas em inglês. Não acho produtivo traduzir bug reports. Acho, sim,
mais produtivo traduzir (ou produzir) procedimentos sobre como reportar
bugs. Mas essa é só uma parte do problema. O problema é que deveríamos
produzir documentação e não estamos produzindo, nem traduzindo, nem
copiando. Estamos parados.

<corte>

> Luis Forman

Abraço.