Re: Folha: "Guerra do Vídeo" (Flash x HTML5) sem mencinar comunidade

Bom,

se quer saber a minha opinião, não sou nem um pouco afeito a Apple. Para mim
eles são igual a Microsoft. Software proprietário é software proprietário.
Entretanto:

1) Não acho que o suporte a flash no linux seja ruim. Eu não tenho problemas
com flash no meu linux. Alguém tem?
2) Dizer que não vai colocar flash no iPad porque desestabilizaria o sistema
me parece balela. O máximo que o flash faz é travar o browser, nada mais. Me
parece exagero.
3) Essa resposta da Adobe de dar "opção de escolha" às pessoas é outra
balela. Liberdade para mim está nos padrões livres. Você libera a
especificação e qualquer um implementa. Isso é liberdade. Esse argumento é
muito parecido com o que a Microsoft usa para forçar os projetos de inclusão
digital a adotarem Windows.

Quanto a Folha não citar a discussão entre Firefox, HTML5 e H264, atribuo o
fato a classe jornalística brasileira, que é péssima. Não tem ninguém mais
desinformado do que jornalista brasileiro. Eles acham que sabem de tudo e
não sabe de nada.

Jornalista no exterior é uma pós-graduação. Você primeiro faz uma graduação
qualquer e depois se quiser ser jornalista, estuda para isso numa pós.

Para mim, o motivo que parece ser mais forte para a não adoção de flash no
iPad me parece ser o mesmo que fez com que a Apple adotasse o aac como
padrão nos iPods: forçar a adoção do H264 (já implementado pelo safari) pela
W3C como codec padrão do da tag <video> do HTML5. Se o iPad for um sucesso,
fica mais fácil conseguir isso.

Abraços,

Kemel Zaidan aka Legendario
Coordenador Ubuntu-BR-SP