Re: Um turbulento abril para o Software Livre em Desktops

Tanto o Gnome, quanto o Ubuntu, tiveram uma posição ousada. E como toda
decisão ousada, ela envolve riscos. No entanto, creio que a ousadia seja
para o bem. Acho que o software livre, para se manter na vanguarda do
desenvolvimento, tem que ditar os rumos de onde o desktop vai.

Há alguns anos atrás, com o compiz, o software livre ficou a frente de
qualquer outro desktop proprietário. Mas as empresas como a Microsoft e a
Apple correram atrás e diminuiram a diferença. Eu pessoalmente acho que a
superioridade técnica do software livre deve transparecer também para os
usuários e não apenas para os desenvolvedores.

Gosto de ver o software livre, ditando modas, criando tendências. A mudança
é radical sim, mas qualquer um que tenha tido uma experiência recente com o
gnome-shell (minha experiência com ele é maior do que com o Unity) poderá
perceber que as mudanças foram positivas e no final facilitam muito a vida
do usuário.

Pra mim, ninguém fez mais mal na história da informática do que Apple e
Microsoft ao tentar difundir a ideia de que sistema operacional deve ser
como uma geladeira ou televisão: vc pluga na tomada e sai usando. Me
desculpem aqueles que acreditam nisso, mas usar um computador nunca vai ser
assim, por uma razão simples: a informática é interativa e evolui,
modificando-se com o passar do tempo. Algo que simplesmente não acontece
numa eletrodoméstico comum.

Portanto, como eu disse, a mudança traz riscos, mas melhor tentar escalar a
montanha e chegar ao topo, mesmo que no caminho hajam alguns arranhões, do
que ficar lá embaixo, assistindo a escalada do outro. O futuro do uso do
desktop livre depende disso.

Kemel Zaidan aka Legendario
Coordenador Ubuntu-BR-SP
(11) 7174-7414