RES: Funcionalidades de Contabilidade e/ou Finanças

Ronaldo,
Deu para perceber que você está com um pique e tanto - mantenha assim !
Estou há pouco tempo no grupo e não tenho ainda um amplo conhecimento, mas
talvez ninguém tenha, porque em um grupo de colaboração, cada um conhece um
pedaço, mas vou tentar responder.

Eu estou fazendo a revisão da tradução, terminei hoje todos os "trunks"
listados como accounting. As funções básicas de contabilidade estão lá sim:
definição do plano de contas, lançamentos, contas de resultado, preço médio,
diários, livro razão, baixa, balanço, etc. É multi-moeda. Existe um módulo
de Cobrança (followup) no Open ERP mas não chega a ser o contas a pagar e
receber a que você se refere, pelo menos não no módulo contábil.

Como em todo ERP, o sistema é dividido em módulos. No OpenERP os módulos são
pequenos, e você vai montando aos poucos. Na contabilidade, por exemplo,
extiste um submódulo para contabilizar leilões, um para gestão de projetos,
outros com enfoque em movimento de lojas. Mas na linguagem ERP, Accounting é
só o básico. Por exemplo, no SAP se chama General Ledger (Livro Razão), é a
instalação mais comum (ou seja, muita gente que instalou SAP não instalou
ERP, instalou só contabilidade).

Contas a Pagar e Receber normalmente é um módulo separado, em qualquer ERP.
Existem muitos casos em que se instala este módulo, sem instalar a
contabilidade. Outros módulos: Controle de Investimentos, Controle
Patrimonial, etc., são todos separados e independentes.

Livros Fiscais: é um módulo a desenvolver. Enquanto ele não estiver pronto,
teremos sempre um limite no uso do OpenERP no Brasil. Além disso
precisaremos de integração com Nota Fiscal Eletrônica, que já é uma
exigência em SP, diferente de outros estados. A MasterSAF é a empresa mais
avançada nesse tipo de solução no Brasil, sem mexer na contabilidade o
módulo atende a todas as exigências fiscais sem mexer na contabilidade.
Ronaldo, acho que você poderia por a sua energia no módulo fiscal - só uma
sugestão.

Para completar o tema, os módulos mais críticos de um ERP são R e P, ou
seja: Resource Planning. Resource significa todos os processos de aquisição
e vendas, onde se administram os recursos da empresa e Planning são os
módulos de planejamento da empresa (financeiro, orçamentário e planejamento
de operações). Muitos sistemas que existem no mercado se dizem ERP mas não
são, porque não têm estes módulos básicos. O conceito ERP é planejar e
depois operar contra planejamemto, por isso muitos controles contábeis são
definidos, sempre focando em identificar a diferença entre planejado e
executado. Da pesquisa que fiz, apenas o OpenERP atende aos requisitos para
se chamar ERP, os demais são open mas não tem o núcleo ERP.

Quanto às funcionalidades avançadas, como "multi caixa", você deve avançar
por partes, como se estivesse subindo uma escada, um degrau de cada vez. O
que precisamos primeiro no OpenERP é fazer ele funcionar bem com o básico,
depois podemos ir evoluindo e incorporando funcionalidades mais complexas.
Sugiro que não comece com "multi caixa", mas teste o fluxo de caixa mais
básico, para ter certeza que funciona bem.

Bem vindo,
Pedro