Re: OpenERP no Fedora

Rodrigo,
O problema, a que quando voce distribue um pacote Linux, voce nao falicite
em nada a applicaçao de patch pela ferramenta bazaar. Quer dizer e quasi
inusavel porque para ser usavel, voce vai ter que aplicar sim super varios
patches (veja entao os 700 bugs em um ano do Ferdinand Gassauer ou os 150
meus), testar los antes... Quer dizer o cara que faz os pacotes para Linux
nao vai ter como ter a reatividade que e preciso para implementaçao real por
enquanto. E a mesma razao que torna inusavel em produçao em windows,
exactamente pela mesma razao.

Pô, nao vem tambem me acusar de estar contra divulgaçao, nao e bem isso.
Aconeilho voce dar uma procurada sobre minha atuaçao no forum ingles do
OpenERP ou no Launchpad antes de voce vir me fazer falsos processos.

Cara, todos nossos clientes (da Smile, da Akretion), de CampToCamp, de
Syleam e de varios outros integradores competentes estao usando do Bazaar
para lidar com as migraçoes e os bugs, sera que voce que decobre agora o
OpenERP realmente nao pode acreditar nessa experiença?

E possivel usar versao determinida apenas se o scope for bem pequano, por
exemplo apenas CRM, apenas gestao de stock. Senao nao tem como.

E digo mais, e ate muito dificil dois cients usar da mesma base de codigo
por enquanto.

Porque?

Veja bem, voce bota la uma versao 5.0.4 e começa adpata-la a seus
requerimentos. Assim que voce anda na adaptaçao, voce descobre varios bugs
(veja o link Launchpad, nao e fantasma minha nao), acontece que varios deles
sao blocantes (veja apenas esse novo debate de hoje sobre reconciliaçao
financeiras, desculpa que e de frances (Google translate) foir o cliente que
criou o documento assim:
http://www.openobject.com/forum/viewtopic.php?p=43138#43138 )
Bom, voce nao pode simplesmente fazer um upgrage geral. Primeiro que pode
lever tempo para publicar a proxima versao com o patch. Segundo,
infelizmente, pela falta de teste, codigo "duck typing" e falta de rigor (ou
de grana se vc prefere), o OpenERP tem historico de ter varias regressoes,
ainda hoje acontece cada semana, 6 meses atras era cada 2 dias. Quer dizer,
voce nem pode fazer um "bzr pull" geral porque provelmente vai quebrar
varias coisas importante para voce e voce nem vai reparar porque nao pode
para 3 dias para testar todos processos da impresa cada mes.
Entao, acontece que voce vai migrar, vamos dizer cada 4 meses ou algo
parecido e enquanto isso, voce vai aplicando backports manualemente.

Entao cara, essa que e a realidade da integraçao OpenERP por enquanto, senao
e viajo total por enquanto. Esse tranalho leva ate 20-30% do custo de um
implementaçao. Esta baixando claro e quando esse custo nao existir mais, eu
acredito que o OpenERP vai ser sim uma soluçao super competitivel sempre,
que nem o Linux de hoje por examplo.

Espero que voce ficou satisfeito com essas explicaçoes e por favor voce que
esta descubrindo o produto nao vem acusar quem sabe de mentir. Vai perguntar
os outros integradores que tem clientes feliz que testemonham ou gentes que
fez sozinho de verdade para ver se eu mento.

Mas e realmente eu ate entendo porque voces estao com tanto foco na
propaganda da coisa, acho que voces ainda nao realizaram a maturidade toda
relativa do OpenERP (porem definitivamente a melhor dentro dos ERP's
livres). E muito diferente da situaçao de 80% dos software livres que a
gente usa no dia dia. Porque? Porque ERP e quasi tao complexo que kernel de
OS (SAP de 300 000 milhoes de linhas de ABAP, ja Linux apenas 7 milhoes, o
OpenERP ja que com tecnbologia mais recente tem bem menos mais mesmo assim
leva um esforço gigante para chegar a estabilidade).

Entao no final onde eu quaro chegar? Eu quero dizer que esse testes que voce
est falando? Claro que precisam de gentes para fazer-los. Por restriçoes do
Bazaar e os problemas que acabei de mencionar, essar pessoas vao ter que
baixar o OpenERP usando Bazaar e Launchpad, senao nao vao testar muita coisa
e ir muito longe, apenas encher forums de pessaos decepcionadas. Acredito
que isso ainda vai ser a realidade para ums boms 6 meses. Depois, e provavel
que o OpenERP se torna estavel suficente para começar usar de versoes
oficiais em produçoes.

Se voce ainda nao acredite em que eu digo, leia tambem isso por favor:
http://www.openobject.com/forum/topic12728.html

Tambem, apesar de eu nao mes esconder atras de discurso marketting que fala
que tudo bem, nao esquece que a propria Tiny tem minha confiança (sou citado
aqui como autor da pesquisa comparativa
http://openerp.com/discover/erp-comparisons.html ) e tambem vou completar 2
anos de parceria com Tiny. Entao cara, realmente acredite que eu apenas
estou querendo que a gente faz uma comunicaçao adequada sobre o produto para
ajudar lo, nao para enganar voce sei la porque.

Abraço