Re: RES: Finances, Accounting & Legal English-Portuguese Glossary

Ronaldo,

o OpenERP é totalmente baseado em partilhas dobradas e ele é usado para
a escrituração fiscal em diversas empresas belgas, suíças e francesas,
onde as implementações estão mais avançadas. Tem inclusive o conceito de
"contas analíticas" que na prática é a implementação do conceito de
centros de custo / centros de lucro. Tudo integrado com apuração de
impostos, conciliação bancária, contas a pagar e receber. Ele faz
inclusive partilha dobrada para o estoque físico, coisa que pouquíssimos
ERPs fazem. Dá uma olhada na documentação em doc.openerp.com que metade
dela é sobre contabilidade e finanças.

O problema aqui não é o OpenERP, é a legislação tributária brasileira
que é uma confusão sem limites. Na França o pessoal tem esse problema
também com o módulo de recursos humanos, já que dizem que a legislação
trabalhista deles é tão confusa quanto a nossa.

A questão é mais de pragmatismo. O OpenERP _tem condições_ de se tornar
uma ferramenta de escrituração fiscal no Brasil? Totalmente! O OpenERP
DEVE se tornar uma ferramenta de escrituração fiscal? Eu já acho que o
esforço não compensa.

Mais simples seria gerar os arquivos com os lançamentos nos formatos
apropriados para importação dos softwares de contabilidade mais
utilizados no país - acho que o líder é o PROSOFT. Quando eu terminar o
PDV e a implementação na minha empresa, posso até ajudar nisso.

CJ