Re: OpenERP's Accounting Experts

Ola,
so para falar sobra anlitico, tenho 2 clientes que usam muita da
contabilidade analitica do OpenERP.
Varias vantagems que eu vi nos sistema OpenERP com lihnas analiticas é
financieras em tabelas diferentes:

1) multi eixo é mais facil, inclusive ter eixo que nao tem projeçao nehnuma
no financeiro.

2) meus clientes espalham as linhas analiticas mesmo sem elas ter realidade
financeira. Por exemplo: um cliente vende contrato de supporte. Na clotura
fiscal, acontece que ele ja vendeu/recebeu o valor do pacote de suporte de
um ano que vendeu, entao tem que aparecer la.
MAIS, acontece que ele vai na verdade prestar o servicio de suporte so no
proximo ano. Entao, pelo menos na França, tem direito, se for correctamente
justificado (pelos registros do ERP), de alterar a conta de resuldado dele
para falar que na verdade a situaçao nao é tao boa, porque vai ter que
producir esse servicio no ano que vem, apesar de ja ter faturado-lo.

Empresas que vendem projetos podem ter o mesmo esquema. Ou tambem acontece o
contrario: vc ainda nao faturou mais ja produziu o projeto que vendeu.

No caso dos contratos de suporte, que nos fazemos, é que nos parcelamos o
valor faturado em uma vez em 12 sub-escrituras analiticas que se espelam nos
meses que vem.
Dessa forma, meu cliente, pode abrir um balança analitico nativo do OpenERP
entre qualquer datas e sempre saber qual é o avanço ou o atraso de que é
faturado sobre que falta a produzir é alterar corectamente seus relatorios
de final de ano para optimisar a gestao financeira.

O outro cliente (na verdade criei o sistama para ele la na Smile.fr, mas
esse nao é cliente da Akretion por enquanto), usa do analitico para
optimisar impostos. O trabalho dessa empresa e de externalisar cartoes de
fidelidade. Ela observa o comportamento dos consumidor de tal empresa
cliente, da pontos para eles dependente do consumismo (tipo procura enganar
mulheres com consumo impulsivo ;-) e depois, no ecommerce dele (PHP
proprietario), os consumidores podem comprar prestentes que ganham sem
nehnuma troca de dinheiro, tudo acontece com troca de pontos no analytico  é
a empresa cliente compra pacote de pontos para alotir cada mes. De novo, ja
que nao tem nada de financeiro aqui, acho que nao ia dar certo se escrituras
analyticas fossem parte do financeiro.

Bom, em final, acho que os sistemas mais simples so filtram as escrituras
financeiras por codigo é falam que isso é o analitico nao porque é melhor
mais sim porque foi mais simples para eles implementar. Alem disso, é
bastante facil filtrar escrituras financeiras do OpenERP por codigo novo
custom quando for preciso, por exemplo, para um cliente, propagamos o ponto
de venta dentro das escrituras finaceira, assim é facil filtra-las.

Abraço,

Raphaël Valyi
http//www.akretion.com