Contabilidade analítica

Viva Raphaël!

Muito importante esse seu testemunho sobre a analítica. Quanto ao perigo de haver inconsistência nos dados, ele existe até que ponto? (Suponho que não ao ponto de pôr em causa o desenho da analitica)

Para uma utilização da analitica sem ligação à financeira, não faz sentido ter o campo account_analytic_line.general_account_id obrigatorio...

Tenho um desafio concetual relativo à contabilidade da Administração Pública em Portugal (é bem exótica), que obriga a uma contabilidade analítica com 4 dimensões em simultâneo:
* Classificações Organica;
* Class. Economica;
* Class Funcional;
* Centro de Custos/Proveitos
Para as 3 primeiras há um plano de contas oficial obrigatorio. A 1ª e 4ª são facultativas para algumas entidades.

Vejo duas possibilidades:
1- Ignorar a analitica do OpenERP e extender a tabela 'account_move_line' para tratar as 4 dimensões;
2- Extender a tabela 'account_analytic_line' para tratar as 3 dimensões adicionais (Orgânica, Economica e Funcional). Neste caso, algumas entidades (as mais pequenas) vão usar apenas a analitica, a financeira não é obrigatoria.

Alguma recomendação?

Me desculpe por esta questão vir fora de prazo... :)
Abraço,
Paulino

Citando Raphaël Valyi <rvalyi@xxxxxxxxx>:

> Ola,   so para falar sobra anlitico, tenho 2 clientes que usam muita da contabilidade analitica do OpenERP. Varias vantagems que eu vi nos sistema OpenERP com lihnas analiticas é financieras em tabelas diferentes:   1) multi eixo é mais facil, inclusive ter eixo que nao tem projeçao nehnuma no financeiro.
> [...]

Ligações:
---------
[1] http://www.akretion.com