← Back to team overview

openerp-brazil-team team mailing list archive

Re: Utilizando o OpenERP em negócio próprio.

 

Verdade Cloves, acho que o pior no Brasil é a questão legal, principalmente em alguns nichos de mercado específicos. Eu tenho pensado o OpenERP para algumas empresa pequenas que não tem tanta exigência legal com a obrigatoriedade de cupom fiscal, nota fiscal eletrônica, etc. No caso em que eu dei como referencia, apliquei o OpenERP em um negócio bem pequeno. Negocios este em que os simalares que eu conheço ainda usam planilhas de excel para contrle interno. Como eu sei que o OpenERP no Brasil tem muito a amadurecer, ainda vão aparecer soluções mais adequadas. No entanto, micro empresas optantes pelo Simples, que possuem menos de meia dúzia de funcionários e sem muitas exigências do fisco já podem utilizar o OpenERP.

Acho que seria de uma utilidade intensa para estes pequeno negócios que não dispõe de grana. Na verdade, este tipo de negócio normalmente precisa de um controle de estoques, de caixa, de contas a pagar e a receber, e o tal POS simples mesmo, que gera entradas de caixa, de contas a receber, e baixa nos estoques. Eu tenho feito no papel um pequeno projeto que propõe ao micro empresário a instalação de Linux em uma máquina com uma versão reduzida da instalação do OpenERP, para auxilio na gestão.

Acho que seria interessante caminhar por estes pensamentos também.

Abraços a todos.



Cloves Almeida escreveu:
Olá Ronaldo,

realmente o POS do Openbravo é interessante, mas aqui no Brasil temos dois problemas. Um é a legislação doida, muito técnica e difícil de acompanhar; outro é a integração com as impressoras fiscais nacionais, que não segue padrão algum.

Por outro lado, aplicativos de frente de caixa são simples, tem pouca regra de negócio (ou deveriam), custam pouco e já sofreram com tudo isso. Por isso minha iniciativa de montar uma interface padrão para integração com POS de terceiros. É o primeiro passo para usar o OpenERP com o Openbravo POS, Stoq, ou qualquer outro PDV.

CJ

Ronaldo Padula escreveu:
Eu estou usando o OpenERP em um dos meus negócios. Tenho aplicado o mesmo em uma pequena empresa optante pelo simples, que não precisa emitir cupom fiscal nem nota fiscal eletrônica. Estou usando a localização brasileira que esta comunidade fez. Fiz algumas adaptações de termos e de campos, mas nada significante. A gestão de estoque, de vendas, de caixa e de contas a pagar e a receber estão sendo feitas muito bem. Estou agora tentando aproveitar a contabilidade, pra escriturar livro diário, caixa e razão, fazer encerramento de exercicio, etc. Creio que pequenos negócios que não possuem muitas exigência de fisco e sem muitos procedimentos complicados pode usar o openERP facilmente. O que faz falta mesmo é um POS bem elaborado como o OpenBravo, creio que pra um negócio pequenino seja o mais importante de todos, o POS, já que a contabilidade por exemplo, é sempre terceirizada.

mas é isso aí...o trabalho está valendo!






Follow ups

References