Re: Noticias da Localização Brasileira

2009/12/12 Henrique Meira <henrique@xxxxxxxxx>

> Estou estudando sobre a criação de módulos e percebi algumas coisas
> estranhas:
>
> 1. O site sobre o desenvolvimento não está um pouco desatualizado. Está
> muito! :(  Na verdade falta muita informação e os dados não são suficientes
> para se desenvolver um módulo "hello world!" do início ao fim.
> http://doc.openerp.com/developer/2_4_module_development/index.html

Por isso que tem que por mao na massa mesmo. O Framework Openobject é muito
bom para ser um framework de ERP, ja  tem varios defeitos, como documentaçao
como framework de desenvolvimento no absoluto...
Com projetos assim, espero combinar o melhor dos dois mundos:
github.com/rvalyi/ooor

> 2. No módulo openerp.pt-br-localiz eu só encontrei arquivos CSV para o
> plano de contas e alguns códigos python para trabalhar com CNPJ/CPF e
> códigos de municípios. É isso mesmo? As outras questões de impostos (ICMS,
> ISS, ST, IR, etc....) e NF estão em outros módulos?

Isso. Nos acabamos usando CSV porque sao dados poucos estruturados e da para
usar CSV com arvore de contas por exemplo. A grande vantagem é que é mais
facil a mainter e principalement que vai ir ums 5 vezes mais rapido para
carregar o modulo, coisas muito valiosa quando chegara a fazer dezenas de
vezes por dia para densenvolver em cima dele.
Alias, vi que tao Cloves como eu militamos para que se possa usar YAML em
vez que XML (
https://blueprints.launchpad.net/openobject-server/+spec/pyyaml-yaml-data-import).
Outro dia consegui convencer Fabien de aceita-lo. Entao ja aviso que
contribuir isso para versao 5.2, seria incluido...

Ainda falta algums impostos principais e os pricipais diarios, isso ainda é
trabalho a ser feito, assim que voce pode ver aqui:
https://blueprints.launchpad.net/openerp.pt-br-localiz/+specs?show=all

A relaçao da nota fiscal, que ja fizemos nessa branch:
https://code.launchpad.net/~akretion-team/openobject-addons/openobject-addons_5.0_report_intrastat
é que melhoramos o report_intrastat usado na Europa de forma que pode servir
de base para nota fiscal brasileira. Isso permite de ter faturas que nao vao
ter parte finaceira mas sim exporte tipo nota fiscal brasileira. Os europeos
precisam do mesmo tipo de coisa quando por exmplo manda de voltar mercadoria
em outro pais europeu apos concerto. Tem mecanismo de compensaçao de
impostos entre paises europeos, por isso precisam do mesmo tipo de dados do
que para nota fiscal brasileira.

Nos vamos documentar isso todo, mas basicamente enriquecimos o workflow da
fatura OpenERP para poder transformar fatura em esse documento fiscal sem
parte finaceira, porem usando do mesmo objeto, o que simplifica muito o
codigo e entao a fiabilidade dele. Nos tambem criamos codigos de operaçao de
venda/concerto que atende pelo a parte europea (é para nosso cliente
Anevia.com). Avaliamos que o modulo l10n_br devera herdar esse codigo para
botar mais opçoes dentro é assim atender a legislaçao brasileira.

Dependente da ajuda de cada um aqui e da localizaçao dos nossos projetos,
poderemos acabar essa integraçao em Decembro ainda. Depois a proxima etapa
sera exportaçao dos dados da nota fiscal em formato XML correcto para
importa-lo no software de emissao de NFE (nao da para emittir direitamente,
a especificaçao é complicada (de proposito?) demais.
Veja so o diagrama das dependencias entre as tarefas:
https://blueprints.launchpad.net/openerp.pt-br-localiz/+spec/exporte-nfe

Bom, espero que isso da perspectivas...

Raphaël Valyi
http://www.akretion.com.br  - primeiro integrador OpenERP parceiro da Tiny