  From: Renato Lima
  To: Matheus Ribeiro (Maqlimp)
  Cc: OpenERP Brasil Team
  Sent: Tuesday, December 15, 2009 11:55 AM
  Subject: Re: [Openerp-brazil-team] Metodologia de Implantação

  Olá Matheus,

  Em a maioria das consultorias de ERP costumas basear suas metodologias com as metodologias de gerenciamento do PMI www.pmi.org mas de um grosso modo eles dividem as seguintes fases do projeto em

  - Levantamento dos requisitos com as áreas e pessoas chaves envolvidas no projeto
  - Desenvolvimento de customizações caso seja necessário para antender requisitos não atendido atualmente pelo software
  - Testes e treinamento
  - Implantação do sistema em produção
  - Acompanhamento pós produção

  Mas isso pode variar com o tamanho do projeto, tempo, pessoas envolvidas e recursos disponivel para a utilização no projeto. e na documentação que você vai apresentar sobre o projeto deve conter uma estimativa sobre todos estes pontos

  - Escopo do projeto
  - As fases que o projeto será divido
  - Quantos recursos (pessoas) você precisa para a execução das tarefas de cada fase do projeto
  - Estimativa de tempo vai durar o projeto
  - Estimativa de custo deste projeto

  Espero ter ajudado,

  Renato Lima - www.akretion.com.br