Re: Cucumber - newbie questions

Oi JCF,

Para usar o Cucumber você vai precisar do Ruby.

Entretanto, existem algumas formas de usar o Cucumber com outras linguagens,
como o Java através do
JRuby<http://wiki.github.com/aslakhellesoy/cucumber/jruby-and-java>e
Python, com o
rubypython <http://wiki.github.com/aslakhellesoy/cucumber/python>.

Se a sua aplicação for Web, você ainda pode usar o Cucumber
independentemente da linguagem de programação através de uma bliblioteca
chamada Webrat. Isso é possível porque você escreve os testes avaliando o
conteúdo do HTML retornado pela aplicação, e não executando e checando o
retorno de métodos da linguagem de programação. É possível, por exemplo,
você criar um teste para verificar se uma pesquisa no Google está retornando
determinado resultado, como explica o Cauê Guerra nesse
post<http://caueguerra.com/utilizando-cucumber-para-testar-qualquer-aplicacao-web/>
.

Eu ainda não testei o oerpscenario <https://launchpad.net/oerpsenario>, que
o Raphael citou. Mas pelo o que pude ver, ele funciona através do
ooor<http://github.com/rvalyi/ooor>(biblioteca Ruby que conversa com o
servidor OpenERP), que chama funções no
servidor do OpenERP e verifica se o resultado foi o esperado.