RES: Noticias da Localização Brasileira

Renato

Como não consigo ajudar no desenvolvimento, acompanho a lista com foco nas
questões de processo e das traduções.

Parabéns pelo avanço.

Quanto à localização e nota fiscal, proponho que seja mantida a NF separada
do Invoice, utilizando os seguintes conceitos:

(desculpe se for muito detalhado, é que estou tentando ser didático para
aproveitamento de todos)

a) Invoice significa Fatura. Na nossa legislação continua a existir Fatura,
que é um documento em separado da Nota Fiscal.

A Fatura é que dá origem à Duplicada, usada para fazer o desconto em banco.

Fatura é o documento contábil mantido na documentação interna, contábil.

Duplicata é uma cópia fiel da Fatura, é o documento que permite transferir o
direito de receber (crédito) para outra pessoa (banco, empresas de
factoring, etc.)

Ou seja, precisa existir Fatura, sempre.

b) No modelo conceitual de um ERP, cada Fatura está “amarrada” a um pedido
de vendas.

A venda só se completa com a entrega, e o registro contábil da entrega é a
Fatura.

c) Já a Nota Fiscal não é um documento contábil, ele é um documento do
Fisco, para declarar impostos

A Nota fiscal só serve para atender ao governo e não é útil para
gerenciamento da empresa

...agora é que começam os “problemas” que justificam que a NF seja separada
da Fatura:

c) Uma Nota Fiscal pode ser composta de várias Faturas

Exemplo: se um cliente faz 4 pedidos em datas diferentes de produtos
diferentes, e cada um é produzido em datas diferentes, mas você espera
completar a produção para fazer uma única entrega.

O programação de produção no MRP vai ser feita para atender a um ou mais
pedidos

Ao completar cada pedido o ERP vai disponibilizar a fatura, uma para cada
pedido

Dai você vai juntar as 4 faturas e emitir uma única Nota Fiscal que vai
acompanhar a entrega

d) Uma Fatura pode gerar mais de uma Nota Fiscal

Exemplo: o cliente faz um pedido de 500 peças para entregar 50 por dia.

(você poderia gerar 10 pedidos, mas o conceito correto é emitir apenas um
pedido).

Cada entrega diária vai precisar de uma Nota Fiscal para atender ao governo

Mas a Fatura será uma só. Assim como o pagamento do cliente, você vai querer
fazer uma cobrança só.

e) Existe Fatura sem Nota Fiscal.

Exemplos: escolas, taxi, transportadoras (Frete), posto de gasolina, médico,
dentista, e produtos que o imposto é recolhido por produção. Ou a NF é
opcional ou a entrada em dinheiro pode ser feita “contra recibo”. Mesmo
assim, deve existir a Fatura, caso seja para atender a um pedido de serviço,
como no caso do frete, ou caso você queira dar prazo de pagamento para seu
cliente.

f) Exportação não tem NF

Mas tem Fatura

Note que nos exemplos (d) e (e) o pagamento é referente à Fatura, mas não
tem relação direta com a NF

Portanto, além de separar Fatura e NF, há ainda uma rotina de reconciliação
do total faturado e o total emitido de NF

Resumindo; a sua proposta de incluir a NF nas rotinas do OpenERP é ótima,
mas lembre-se que a contabilidade deve ser feita por Faturas e não pelas NF.

[ ]

Bicudo

  _____

De: